quinta-feira, janeiro 31, 2008

Palácio Paranaguá de Ilhéus

PRECISAMOS ABRIR AS PORTAS DA NOSSA HISTÓRIA

Do Palácio Paranaguá, de 1907, muito já se sabe sobre a sua importância como monumento histórico, que se assemelha, no estilo neoclássico, à residência de verão do imperador D. Pedro II, em Petrópolis, transformada no Museu Imperial de Petrópolis (FOTO ABAIXO). Nosso Palácio, certamente, não tem outra vocação, senão ser transformado no grande museu de Ilhéus, cidade cuja história se funde com a história do Brasil.

É importante e urgente um novo museu porque vivemos uma crise, em que nosso acervo cultural está disperso e vulnerável. É evidente que para que isto seja feito, é necessário dispor de uma nova sede municipal, permitindo ao executivo deixar o velho prédio.

Preocupa o povo, saber onde estão e como estão nossos acervos históricos. Um novo museu deve representar um novo ânimo para resgatar acervos vulneráveis como o do Museu do Cacau, onde estava exposto material indígena (tuba funerária,etc), mobiliário dos Coronéis, etc. e do Museu do Mar com suas fotografias e peças históricas.
___________________________________________________
Por enquanto, só algumas fotos Históricas
estão em Exposição no Palácio Paranaguá.










Acervo nos temos mas é preciso contar com um projeto que a sociedade sinta-se motivada para realizar novas doações. Na fotografia, por exemplo, temos um acervo de coleções públicas e particulares que precisa ser unificado num grande painel fotográfico de nossa historia. Também existe um caminho a ser trilhado para recuperar diversos escritos, gravuras e mapas em outros arquivos históricos de museus nacionais e europeus.

Não poderíamos deixar de registrar a nossa indignação, na qualidade de cidadãos ou visitantes, quanto ao novo ataque do pichador que já retratamos nesse fórum no caso do Obelisco. Nos sentimos novamente agredidos com a pichação da exposição fotográfica comemorativa, e reafirmamos que Ilhéus não pode tolerar esse tipo de depredação que configura um desrespeito a nossa cidade, e uma atitude antidemocrática.

Mais Informação:

R2CPress
Palácio Paranaguá, por Prof. Arléo Barbosa

A Voz de Ilhéus – Bote a Boca no Trombone - 22/12/2007
100 anos do Palácio Paranaguá


Agravo - Aqui o Bicho Pega – 26/12/2007
Centenário do Palácio Paranaguá

Nenhum comentário: