sábado, fevereiro 16, 2008

Orla Central de Ilhéus: Projeto Verão

O que queremos alertar com esta reportagem e as demais do Painel Orla Central de Ilhéus diz respeito a importância da sua revitalização, que consiste num dos projetos urbanísticos prioritários do sul da Bahia, estratégico para o desenvolvimento sócio-cultural de nossa gente e para o desenvolvimento turístico e econômico regional. O monumento do Cristo Redentor de Ilhéus, que permanece soberano em nossa orla, face a tantas transformações, nos serve de inspiração para vencermos nossas batalhas, e esta é uma delas.

Orla de Ilhéus

A principal conclusão que podemos tirar nesse painel é que o Projeto Orla, já oficializado junto ao Governo Federal, seja urgentemente transformado em um projeto real, numa ação coordenada entre o poder público (Prefeitura, Estado e União) e a Sociedade Civil Organizada (Associações, Universidades, Projetistas, etc), com toda a abordagem técnica e científica necessária.*

ORLA CENTRAL, ANTES DO PORTO. *

Orla de IlhéusORLA CENTRAL DE AMANHÃ
*
Orla Central de Ilhéus
Após um colapso dos serviços básicos, em Ilhéus, a nova administração conseguiu viabilizar uma cidade melhor, nesse verão. Isto ocorreu, em função do bem sucedido mutirão de limpeza e manutenção das vias urbanas, roçagem e limpeza dos parques e da orla, nos dando a impressão que o município pode melhorar, de forma regular, os serviços básicos essenciais, que são de sua competência.

Orla Central de Ilhéus

Nesse mutirão, com louvor, a orla central foi melhorada para o verão, e diversas atividades recreativas essenciais foram viabilizadas, como as Feiras e Stands Educativos e Comerciais, Arenas Esportivas e de Shows, Parque de Diversões, Barracas de Verão, Feira de Artesanato e p Carnaval.
*
Centro de Informações Turísticas: Boa Imagem.

Nova orla acabará com o improviso.

Orla Central de Ilhéus, sem projeto.

Esta é a oportunidade de refletir mais um aspecto importante para a revitalização do projeto orla central de Ilhéus, a falta de estrutura para a realização de grandes eventos, como o carnaval, ocorre, na prática, de forma improvisada em cima do parque e demonstra que, apesar da grande área “disponível nos terrenos adjacentes.

*
Estruturas são armadas sobre os passeios, quadras esportivas e jardins do parque.

avenida de ilheus   Orla Central de Ilhéus, um projeto abandonado  Orla Central de Ilhéus, transformada pelos impactos do Porto Internacional do Malhado
Conjunto de palmeiras ou barracas de verão? A palmeira da foto foi poupada e a barraca desarmada.

Orla de Ilhéus, sem projeto.  Orla de Ilhéus, sem projeto
O carnaval é festa tradicional e indispensável da comunidade ilheense, mas precisa acontecer numa arena adequada.

Orla Central de Ilhéus, um projeto abandonado
A nova orla é essencial para evitar o estrangulamento do trânsito no verão e carnaval.

Orla Central de Ilhéus, um projeto abandonado.

Nenhum comentário: