quinta-feira, março 06, 2008

Frans Krajcberg - Cidadão Baiano

Nesta sexta-feira, 07 de março, a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia homenageou com o título honorífico de Cidadão Baiano, o escultor e fotógrafo Frans Krajcberg, cuja obra é reconhecida mundialmente, e que também representa um dos maiores defensores da floresta amazônica e da mata atlântica do sul da Bahia.

Frans Krajcberg, Cidadão BaianoFrans+Krajcberg

Krajcberg tem a história e o exemplo de um grande homem. Combateu no exército russo contra os nazistas durante 2ª Guerra Mundial, tendo perdido o pai, a mãe e quatro irmãos nos campos de concentração. Refugiou-se, ainda jovem, no Brasil; primeiro em São Paulo, depois no Paraná, mas foi o sul da Bahia, mais precisamente em Nova Viçosa, o lugar que escolheu para viver e trabalhar por toda a sua vida.

Frans Krajcberg, finalmente cidadão BaianoFrans Krajcberg escolheu o sul da Bahia para viver e trabalhar

Frans Krajcberg: "Agora, posso me sentir em casa "

Frans Krajcberg, Cidadão Baiano

Num pequeno sítio em Nova Viçosa, no litoral sul da Bahia, Krajcberg mantêm um ateliê permanente desde 1973 e está consolidando um Museu Ecológico com o resumo de sua obra. São sessenta anos de Brasil e agora, às vésperas de completar 87 anos, recebe um título que tem grande significado para ele e para todos nós, sul baianos, pois estamos falando de um grande artista e um grande homem, valores que não têm fronteiras e residem na universalidade da vida.
Frans Krajcberg, Cidadão Baiano
Arte, fotografia e protesto em defesa da floresta.
.
Esculturas com troncos de árvores mortas ou queimadas estão presentes em sua obra desde 1964, quando foi premiado na 32ª Bienal de Veneza. Mas apesar de suas obras serem desputadas pelas prefeituras de São Paulo, Curitiba e Paris, na França, onde foi criado o Espaço Krajcberg, no bairro Montparnasse, Hans continua indignado contra a passividade dos artistas e do povo brasileiro diante da barbárie socioambiental do País. Recentemente, com a saúde prejudicada em consequência da dengue, se diz magoado com a falta de apoio oficial para a consolidação de seu Museu Ecológico em Nova Viçosa.
.
Sua obra é um apêlo contra o desmatamento e as queimadas, já que, segundo ele mesmo, "tudo o que há no planeta tem direito a sobreviver e existir". Chamado pelo cineastra Walter Salles, em um documentário, de o Poeta dos Vertígios, Frans diz trabalhar para sensibilizar as pessoas para o valor da floresta, e define sua obra como um "grito contra a destruição".
.
Mais Informação "On Line":

.
Bahia em Foco - Frans Krajcberg lança o livro “Queimadas” em Salvador
Frans Krajcberg

Morando sobre uma árvore,Krajcberg protesta contra destruição ambiental
Krajcberg comemora 82 anos com mostra no Rio
Prêmio de Reportagem Biodiversidade 2007: "Me sinto humilhado aqui na Bahia"

WIKIPÉDIA

Nenhum comentário: