sábado, março 08, 2008

Rio de Contas

Nesta sexta-feira, uma reunião em Jequié discutiu a implantação de um Conselho Gestor para o Rio de Contas, um dos rios mais importantes do que chamamos Bacias do Leste, conjunto de bacias hidrográficas do sul da Bahia. Achamos este, um momento oportuno para darmos início ao Painel do Rio de Contas.
.
O Rio das Contas nasce na Serra das Almas, no município Rio de Contas, na Chapada Diamantina, com o nome de Rio Brumado e corre por 620 km,m passando pelos municípios de Dom Basílio, Sussuarana, Jequié, Jitaúna, Ipiaú, Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba e Aurelino Leal, até chegar em Itacaré, onde desagua na Praia das Conchas. São sub-bacias desse rio, os afluentes Alto Rio de Contas, Rio Brumado, Rio do Antônio, Rio Gavião, Rio Sincorá, Rio do Gentio, Baixo Rio de Contas e Rio Gonguji. Em seu percurso, serve ao abastecimento humano, irrigação e geração de energia.
Painel Ambiental do Rio de Contas
Em Itacaré, o Rio de Contas é o rio do Haffting e do Ecoturismo.

Como sabemos, a gestão das Bacias Hidrográficas são um dos mais importantes sistemas para orientar o desenvolvimento de uma região. Considerados sagrados pelos índios, os rios brasileiros tem sido alvo de degradação histórica, e não haverá desenvolvimento sócio-ambiental nesse país enquanto os rios não forem alvo de ações concretas de recuperação ambiental, enquanto não mudarmos essa história.

Em Jequié, o Rio de Contas forma a usina hidrelétrica Barragem de Pedra, que gera energia para vários municípios. Saiba mais no Blog de Ieda Sampaio.
.
A recuperação ambiental de qualquer rio, como os da Bacia do Leste (Almada, Cachoeira e o rio de Contas), que são os principais desse território, está intrinsecamente relacionados com a melhoria da qualidade de vida da população. Isto ocorre, por vários motivos; e o primeiro deles está na necessidade de despoluir suas águas, realizando obras de saneamento básico em todos os municípios que essas bacias hidrográficas abrangem.
.
Uma segunda ação fundamental está no combate ao desmatamento, para que se inicie o reflorestamento de suas matas ciliares, áreas de nascente, aumentando assim, o controle das inundações e promovendo uma melhor conservação dos estoques de água doce, bem estratégico, sem o qual, não haverá desenvolvimento duradouro.
.
Proteger e recuperar os rios, significa ainda, planejar o uso e ocupação do solo, evitando a ocupação desordenada em suas áreas naturais de inundação, evitando-se assim, a tragédia das enchentes, como têm ocorrido em vários estados do Brasil, e que já mata pessoas dentro de carros, ônibus ou em suas casas, como ocorreu essa semana, em Belo Horizonte, com o afogamento de duas crianças, que morreram em suas casas.

Parque Estadual da Serra do Condurú

O Parque Estadual da Serra do Condurú, assim como a Reserva Ecológica Cachoeira do Pau (Ibirapitanga), a APA da Serra do Barbado e as RPPN´s Fazenda Kaybí (Ubaíra) e Patrimônio Natural (Itacaré) são Unidades de Conservação que enconstram-se na Bacia Hidrográfica do Rio de Contas..

Esse processo de recuperação, depende de uma mobilização política dos vários municípios que abraçam esses rios, envolvendo todos os seus usuários, como fora proposto no projeto da Universidade Estadual de Santa Cruz para o rio Cachoeira e está sendo desenvolvido pela Associação Pró-Bacia do Rio Almada, no âmbito do rio Almada. Agora, chegou a vez do rio de Contas unir prefeituras e comunidades para a formação de um conselho gestor. .

Estamos atentos para que as propostas dos Conselhos Gestores tornem-se ações efetivas com a maior urgência possível, pois trata-se da melhoria das condições básicas de sobrevivência de milhões de pessoas, especialmente dos mais pobres. Até o momento não vimos isto acontecer, e municípios como Itabuna continuam poluindo e sofrendo com o rio Cachoeira, ou Itajuípe e Coaraci, com seu rio Almada. Este é, pois, um item fundamental de um Plano de Aceleração do Crescimento - PAC, no sul da Bahia.
.
Mais Informações sobre o Rio de Contas:
.
Bacia Hidrográfica - Dados Técnicos
Debate sobre Plano de Ação

3 comentários:

Anônimo disse...

Já tem um bom tempo que ouço falar em conselho gestor e suas ações.Onde elas são executas é que nunca ouvi falar.Para o Almada muito tem sido dito e pouco realizado.Os esgotos estão aqui no mesmo lugar.O conselho gestor do almada onde está? quem faz parte? quais suas ações reais?Quem souber me passe esta valiosa informação.Paulo, vc sabe?

Anônimo disse...

Caro leitor,

Entendo a sua ansiedade, e comungamos com a sua preocupação em ver acontecer as ações essencias e básicas para se conservar um rio, como por exemplo o reflorestamento e a despoluição, sobretudo, oriunda de efluentes líquidos urbanos.

O caso da poluição causada pela falta de saneamento básico é a uma das mais revoltantes agressoes que podemos ter. Inclusive, porque o saneamento não só recupera a qualidade do precioso e indispensável bem, que é a água doce, mas também, significa melhorar s condições de sobrevivência de toda a população, sobretudo no aspecto da sáude pública.

Mas devo te esclarecer, que o Conselho é uma entidade congregadora e pricipalmente, articuladora das ações. É composto por todas as prefeituras, órgãos púlicos e lideranças diversas do âmbito do território de um rio. Portanto, muitas das ações o conselho em si, não pode realizar, e sua força, em grande parte, depende de nossa participação efetiva, valorizando-o, participando de reuniões e levando propostas ao mesmo.

Dessa forma, a implantação dos Conselhos Gestores é um grande passo nessa luta, pois é um espaço de luta e construção da participação fetia de todos os atores, com vistas a uma só direção.

No caso do Rio Almada, que também é uma Área de Proteção Ambiental, o conselho foi muito bem estruturado, tendo realizado diversas reuniões, das quais tenho participado. Mas posso te confessar que também é grande a nossa ansiedade em ver o fim desse triste quadro, em que os esgôtos de Coaraci e Itajuípe, castigam o Almada e fazem desse trecho, o pior de todo o seu curso.

Paulo Paiva

daniel junior disse...

olá paulo eu sou estudante de pedagogia ,sou baiano de aurelino leal , mas atualmente resido em arapiraca-al , escrevo poesias sobre o rio de contas atentando as pessoas para o que está acontecendo com o nosso patrimônio natural.Pretendo publicar um livro de forma independente no segundo semestre, diante disso gostaria de receber contribuições textuais, fotos e informações mais completas suas sobre o rio de contas para que eu possa aproveitá-las em minha publicação.o meu msn é o seguinte:orelhade_pittbull@hotmail.com certo de sua colaboração desde já agradecido. daniel junior.