quarta-feira, junho 18, 2008

As Flores do Sul da Bahia

Sul da Bahia
As Flores Tropicais nativas do Sul da Bahia, estão entre as mais belas do mundo, e esta é uma atividade que precisa ser incentivada como alternativa econômica sustentável. As três orquídeas que vemos nas fotos são nativas do sul da Bahia. A Cattleya warner (em baixo à esquerda), é uma espécie exclusiva das mata atlântica sul baiana, e é uma das maiores estrelas das flores tropicais; e a orquídea "pingo de ouro" (à direita) povoam as matas cacaueiras. A extração ilegal ainda ameaça essas espécies, que deveriam ser vitrine para os visitantes e os negócios sustentáveis do sul da Bahia.
Floricultura


A presença dos produtores de Holambra, em Ilhéus, no evento Ilhéus em Flor, além de uma grande satisfação, que atraiu centenas de clientes, é uma um momento de reflexão, sobre a floricultura do sul da Bahia, e uma oportunidade de chamar a atenção para o apoio que é necessário, para que a floricultura tropical de Ilhéus venha a ser incrementada, e se torne economicamente viável, gerando renda e qualidade de vida.
.
As fotos seguir, que são, principalmente de variedades de helicônias, são registros da produção da Olho Dágua Flores Tropicais, da Fazenda São José, no distrito ilheense de Maria Jape, e são expostas semanalmente na praça do Pontal.
.


Ao invés de explorarmos sustentavelmente o comércio de flores tropicais, ainda enfrentamos o extrativismo predatório de orquídeas e bromélias raras, pelo alto nível de desemprego na área rural e a falta de alternativas de sobrevivência; e muitas pessoas ditas esclarecidas, ainda acobertam esse crime, seduzidos pelos baixos preços das flores extraídas ilegalmente da mata atlântica.


Segundo pesquisas do agronômo Angelo Tomás, da Ceplac, o Brasil tem uma das maiores variedades de espécies nativas de orquídeas no mundo, cerca de 2.500 espécies, e o estado da Bahia é considerado pelos especialistas, um dos mais ricos em número de espécies, mesmo sem ter havido um estudo da flora orquidológica, sendo as plantações de cacau do Sul da Bahia, consideradas um dos maiores orquidários naturais do mundo, devido à densidade e diversidade de espécies que podem ser encontradas em pleno desenvolvimento nos cacaueiros.
.




Precisamos de coordenação e investimetos das intituições regionais, como prefeituras, Ceplac, AMURC, EBDA, Biofábrica, associações e cooperativas, no grande esforço de capacitação, produção e distribuição de mudas e sementes, realização de exposições locais permanentes e fomento a participação em feiras nacionais e internacionais para conquistar mercado.
.
Mas o primeiro de todos os mercados está aqui mesmo, em Ilhéus, uma cidade que recebe um número crescente de visitantes, e que deveria ter sua Orla Central como uma vitrine para vender nossos produtos, nossa cultura e nossos valores regionais. Fomos informados por produtores regionais, que a exposição Flora Atlântica, programada para acontecer em Ilhéus em outubro, foi transferida para porto Seguro.
.

Não estamos falando nas Flores Tropicais de Ilhéus como concorrentes das Flores de Holambra, muito pelo contrário, acreditamos nesse intercâmbio, e vários produtores regionais já foram se capacitar em Holambra, que tem muito a oferecer em termos de tecnologia. Por isso, desejamos, que as flores de Holambra estejam sempre em Ilhéus, mas também, que não percamos tempo em conservar e explorar as flores tropicais do sul da Bahia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ô MESTRE PAULO, POR FAVOR FAÇA UMA TRIAGEM NO SEU LINK. TEM BLOGS DESATUALIZADOS E OUTROS DESATIVADOS. QUANDO A GENTE VAI SABER DAS NOTÍCIAS QUE ESSES BLOQUEIROS POSTAM APARECE FRUSTRAÇÃO. VALEU. O SEU BLOG É ÓTIMO. CONTINUE ASSIM QUE ONÚEMRO DE ACESSO TENDE AUMENTAR. UM FORTE ABRAÇO.

Anônimo disse...

Oi Paulo, boa noite. Obrigado pela referência às flores tropicais que vendo na Praça doPontal.Estamos carentes mesmo de desse tipo de divulgação. Imagine você, que a terceira exposição de de flores tropicais(FLORATLÂNTICA) que aconteceria aqui de 24/09/2008, foi transferidapara Porto Seguro, devido ao apoio dos Poderes Públicos de lá.Quer dizer, plantamos aqui, poderíamos tá atrelando,divulgando Ilhéus como Polo Produtor das Flores Tropicais, tão admiradas eelogiadas por turistas que procura nossa região. Um abraço e parabéns pelo blog, Iramildes