quarta-feira, outubro 29, 2008

Vazamento de óleo atinge Litoral de Ilheús

Uma grande mancha de óleo atingiu as praias de Ilhéus na manhã de hoje, depois de notícias semelhantes no Morro de São Paulo, Maraú e Itacaré. Em Ilhéus, a principal praia da cidade, localizada na Avenida Soares Lopes, mostrou a gravidade deste acidente numa proporção nunca vista antes.

O óleo ainda está chegando a toda a extensão da praia e a denuncia está sendo protocolada pela Associação Pró-Vida Silvestre na sede regional do IBAMA e comunicada a Linha Verde do IBAMA-DF, à PETROBRÁS e demais autoridades regionais e nacionais, além da imprensa.

Buscamos informações na imprensa com vistas a obter pistas do que possa ter ocorrido. Se houvera algum problema com embarcações ocorrido em outro ponto do litoral, se o responsável é algum navio que aportou no Porto Internacional do Malhado (Ilhéus) ou se este vazamento está diretamente relacionado com a prospecção que a PETROBRÁS está realizando no litoral Sul da Bahia, em Itararé e Ilhéus.

Não encontramos respostas seguras, mas estaremos atentos a todas as questões relacionadas com esse vazamento de óleo, para que sejam tomadas as providencias devidas relacionadas com a identificação das responsabilidades, avaliações preventivas de possíveis impactos ambientais sobre o ecossistema marinho, praias e manguezais, considerando que se trata de uma região de delicado equilíbrio ecológico, e área de influência do maior e mais rico Banco de Corais do Atlântico Sul, localizado em Abrolhos, bem como possíveis danos causados às famílias de pescadores artesanais.

Pedimos a colaboração e a imediata ação de todos os órgãos ambientais, ambientalistas e imprensa para acompanhar de perto sua apuração de tais focos de risco ambiental, sobretudo, quando a PETROBRÁS inicia prospecção de reservas nessa região e quando está previsto a implantação de um novo complexo portuário, pois como sabemos e reafirmamos, trata-se pois, de garantir a segurança ambiental numa das áreas ecologicamente mais importantes para a preservação da biodiversidade, que inclui o maior remanescente da Mata Atlântica do nordeste, e a proteção de espécies marinhas ameaçadas de extinção como a Baleia Jubarte e tartarugas marinhas. (veja reportagem sobre tartarugas)

.

Parte do óleo ainda está chegando à praia.

Notícia Relacionada a esse assunto:

Mais de 800 litros de óleo recolhidos em Ilhéus

Vazamento de óleo em Valença pode ter sido liberado de navio em alto-mar

Associação Pró-Vida Silvestre

Nenhum comentário: