segunda-feira, novembro 24, 2008

Ilhéus desrespeitada

Um novo Governo do Estado, novos prefeitos e o sul da Bahia continua desconsiderado e sem apoio, apesar de nossos esforços. É sabido que esta região é estratégica para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil, e que Ilhéus, como uma referência, acolheu mais de 100.000 novos moradores permanentes com a crise do cacau, e ao mesmo tempo, revelou-se destino turístico, recebendo ascendentemente centenas de milhares de visitantes anualmente.

Diante disto, grandes investimentos em vários setores tornaram-se essenciais, especialmente em infra-estrutura urbana, como a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna (BR 415), o anel rodoviário, novas pontes, conjuntos habitacionais populares e saneamento; ações que não podemos mais protelar. Apesar disto, as esferas do poder não estão agindo conjuntamente para realizá-las, continuamos minguando recursos, e continuamos sendo discriminados como temos sido há duas décadas.

Se o problema é político, que a política e os políticos reflitam, e prestem atenção no Sul da Bahia, pois estamos reerguendo um novo sistema econômico, fundamental para resgatar a população dos "Baixos Índices de Desenvolvimento Humano", ou, sem meias palavras, uma população pobre e que está sofrendo.

De olho nisto, e mesmo com tantos assuntos mais urgentes, temos que voltar a falar da reforma da Ponte Lomanto Junior, que confirma essas palavras e reafirma a necessidade dos cidadãos sul baianos serem mais respeitados pelo Poder Público.

Como já abordamos, a antiga e obsoleta Ponte Lomanto Junior (1966) apresentava sinais de deterioração e, tecnicamente, uma reforma era urgente. Imaginávamos um projeto mais cuidadoso, com melhorias, modificando, por exemplo, a altura da proteção lateral aos pedestres, pois várias pessoas já caíram da ponte, incluindo aí vítimas de atropelamento. Mas isto nem foi pensado apesar de nosso apelo; apenas a sua estrutura, o básico, o essencial para que ela não desabe, foi previsto.

Mas o que mais chama a atenção é o que não podíamos imaginar: uma obra a conta-gotas e com um cronograma de execução, absolutamente inexplicável. Uma obra que demora muito mais que o previsto, causa transtornos a população e que já está prejudicando a alta estação, que para nós, já chegou. Pior, após cinco meses de transtornos, e muitos apelos da sociedade organizada, lideres do governo se reuniram e anunciaram na imprensa que ela ficará pronta no dia 30 desse mês. NÃO VAI.

Não importa as causas dessa situação. Se o problema é recursos no projeto, se há descumprimento do cronograma de desembolso, se é irregularidade da empresa contratada, ou se não é. O fato é que isto não pode acontecer numa obra, que não é de grande investidura, resultando em engarrafamentos, transtornos e prejuízos a população, o que nos humilha e desafia o bom senso.

Pedimos a todos que nos ajude a divulgar esse artigo, pois, mais do que nunca, chegou a hora de acordarmos para lutarmos contra a inércia anti-cidadã, a discriminação política e a incompetência administrativa, que, inclusive, poderá condenar qualquer um de nós a morte, pois Itabuna está nacionalmente anunciada como a cidade com a iminência de ter a maior epidemia de dengue do país, e não existe nenhum grande plano para enfrentar essa situação.

Também, sejamos claros: não queremos tratar essas questões como um assunto político partidário, mas como uma necessidade premente de políticas competentes, construtivas e solidárias para o Sul da Bahia, seja qual for o partido ou a coalisão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Paulo!

Tenho acompanhado o desenvolvimento do seu Blog, que tem alcançado um numeroso público e tratado com muita seriedade e competência as questões ecológicas, os pontos turísticos de ilhéus e outros assuntos que dizem respeito à Mãe Natureza e à nossa querida região do Sul da Bahia. Parabens amigo, que Deus o abençoe nessa grandiosa e gratificante missão.

Jorge Nobre