quinta-feira, maio 28, 2009

Ponte Iluminada !

Os falta de pontes na cidade de Ilhéus, os problemas da Ponte Lomanto Junior, a demora de sua reforma, bem como, os transtornos causados por ela, foram alvo de várias reportagens em nosso painel socioambiental.
.

A iluminação da ponte foi uma de nossas reivindicações, porque pontes têm sido tratadas como monumentos, para o embelezamento de muitas cidades. Não é uma ideia extraordinária, e nem um grande projeto, mas tem um significado de cuidado, de zelo com essa cidade, que possui inúmeras oportunidades de valorização cênica.

A iluminação da ponte Ilhéus-Pontal é um presente que deve ser bem cuidado, e estimular outros tantos projetos de iluminação, que não são difíceis de serem mantidos. O nosso Cristo Redentor, o Palacio Paranaguá, o Obelisco, a Caixa D´água do Morro do Pacheco são exemplos de monumentos, que precisam desse tipo de ação.
.

A iluminação da Igreja Nossa Senhora das Escadas, construida pelos Jesuitas, em 1700 embelezando Olivença. Outros monumentos de Ilhéus precisam serem iluninados adequadamente.

Projetos desse tipo, como o da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, realizado com primor pelo cantor Ney Matogrosso, dão vida à cidade, tornando uma identidade visual, antes oculta, impressa e visível na paisagem noturna, podendo ser visto a quilômetros de distância.

Projetos de iluminação de praias e enseadas, monumentos e praças, amplia e enriquece o cenário urbano onde vivemos, e combate a monotonia, tornando a cidade mais bonita, interativa, receptiva, e portanto, mais humana. É um gesto simples, que se multiplica em milhares e milhares de olhares.

3 comentários:

Anônimo disse...

Companheiro Paulo, estive lendo seu blog e gostei muito dessas duas matérias de Gabriel e da Ponte. Parabéns!

Pretendo aproveitar alguma coisa sua sobre a nossa cantada e decantada Ponte Ilhéus-Pontal.

RS.

Unknown disse...

Paulo, parabéns pela sua perspicácia e agudeza profissional.

As duas matérias iniciais, são MARA! As fotos da ponte, magníficas; a musicalidade de um grapiuna em relevo, imperdível...

Abraço!!!
Efigênia

Anônimo disse...

Nice post and this enter helped me alot in my college assignement. Thank you for your information.