domingo, agosto 02, 2009

Rede Sul da Bahia Justa e Sustentável

"Governo enfrenta resistencia social contra projetos de mineração, e a construção de uma ferrovia "a toque de caixa". O Complexo Porto Sul está na ponta desse projeto, mas por enquanto, apenas no papel."

___________________________________________________

Desde que o governo federal anunciou a construção do Porto Sul (Complexo industrial, porto e ferrovia) num trecho avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, em Ilhéus, uma coalizão de entidades das áreas científica e ambiental, dos movimentos sociais e culturais, da agricultura familiar e das comunidades tradicionais passaram a fazer uma forte oposição ao projeto.

O movimento “Rede Sul da Bahia Justa e Sustentável” é um desses movimentos, agregando mais de 40 organizações, e já recebe apoio de organizações não governamentais de abrangência nacional e internacional. A rede vem atuando de forma organizada, monitorando todos os procedimentos técnicos e legais referentes ao Complexo Porto Sul, e realizando estudos específicos sobre os impactos.

Recentemente, a rede integrou movimentos sociais de outras regiões que questionam a sustentabilidade dos projetos de mineração em Caitité. A Comissão Pastoral da Terra do Sul e Sudoeste da Bahia é um dos grupos que, unidos, participaram ativamente das audiências públicas realizadas pelo Instituto de Meio Ambiente da Bahia nas cidades de Brumado, Caetité, Malhada e Pindaí, para avaliar os relatórios de impacto ambiental - RIMAs da Bahia Mineração.

Segundo o movimento, as audiências públicas coroam uma visão da sociedade civil sobre o Complexo Porto Sul - a visão de que este projeto não é viável, pelos inúmeros problemas que causa, desde a mina até o seu escoamento pelo Sul da Bahia. "O que se defende é um outro modelo de desenvolvimento, e uma análise técnica criteriosa a fim de contestar e evitar os equívocos desse projeto."
.
Leia o documento dos movimentos sociais sobre a Audiência Pública da Ferrovia:
.
O Povo diz não ao projeto Pedra de Ferro

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Paulinhoooooooooo... Eu tomei um susto, apesar de ter clicado para visitar seu blog mesmo, quando me deparei com o título: REDE SUL DA BAHIA JUSTA E SUSTENTÁVEL... E pensei:Meu Deus, existe outra? Aí...me dei conta de que era você. Tudo isso acontece num atmo de segundo. Adorei a matéria e vamos continuar,pois só unidos tornaremos nossos sonhos REALIDADE.Você é peça fundamental!

Um grande beijo
Maria do Socorro Mendonça