sábado, agosto 21, 2010

CIDADANIA , RESPONSABILIDADE, DIREITOS


É preciso resgatar o espírito de que nós todos, como um conjunto de pessoas, constituímos e somos o país.

Temos condições de ser o que decidimos ser. Depende de cada um de nós, em primeiro lugar. E de todos por decorrência...

“exercer cidadania implica- antes de mais nada- descobrir como nossos talentos podem contribuir para construir uma sociedade melhor” “cidadania representa generosamente no dar, no oferecer ao outro.

Representa quebrar círculos viciosos - “cada um esperando que o outro comece- que mantêm as pessoas isoladas e alienadas.” “exercer cidadania plena exige revisão de missões e objetividade de base como: porque precisa ser assim? Para que agimos?. Exige posicionamento honesto e profundo perante as questões dessa forma? O que estou fazendo para melhorar as coisas?”“cidadania implica influir no ambiente em que se vivem em vez se deixar levar por ele”

Qualquer pessoa pode ajudar a transformar a realidade. Não importa a posição social ou o nível de escolaridade, Ser um cidadão implica em fazer escolhas, se posicionar, agir, não apenas discutir e criticar.

O primeiro passo quem dá somos nóss mesmos, não dependemos de ninguém para começar a agir, entretanto necessitamos de nos unirmos para desenvolvermos projetos , que possam ter uma maior efetividade na comunidade , estado ou mesmo no pais.

Pessoas, entidade que realmente queiram mudar situações que estão acarretando desordens, conflitos violentos desrespeito a Vida e aos direitos humanos, direitos a uma qualidade de vida, e que, possam assegurar acessibilidade, a educação, segurança saneamento, saúde, moradia, e principalmente a dignidade humana, precisam se reunir se organizarem.

Temos que repudiar ações criminosas, indignas, como corrupção, desmandos e exploração. De toda sorte.

Estou a alguns meses em Itacaré, penso que a comunidade precisa se organizar no sentido de contribuirmos para elaborarmos estratégias sociopolíticas, que possam auxiliar tanto as gestões publicas como as privadas, para que possamos de fato sermos cidadãos que prezam cuidam e zelam aonde vivem, aonde trabalham , influindo , colaborando no sentido de promover mudanças que possam proporcionar o direito a exercermos de fato a nossa cidadania.

Estamos nos aproximando das próximas eleições, vemos na televisão o superior tribunal eleitoral alertando para a necessidade de votarmos conscientes, não barganharmos o nosso voto, elegermos o candidato que realmente entendemos e que acreditamos em seu programa de governo, acompanharmos o seu desempenho, se eleito for.
Cobrando e exigindo que ele possa cumprir com o seu compromisso de campanha, exigindo transparência, prestação de contas, dos projetos e das açoes que estarão sendo desenvolvidas na sua gestão sejam elas municipais, estaduais ou nacionais.
“queiramos ou não somos responsáveis pela realidade que criamos”, se não acordarmos e começarmos a agir a participar, e sermos de fato cidadãos, corrermos o risco de ficarmos lamentando, de braços cruzados, esperando que um milagre aconteça!!!

“um pais não muda pela sua economia, sua política, e nem mesmo pela sua ciência, muda sim pela cultura!”

Betinho
Sociólogo brasileiro

Sou brasileira com muito orgulho e muito amor!!

SUZEL SARACENI
EMPREENDEDORA SOCIO CULTURAL

Nenhum comentário: