quinta-feira, setembro 23, 2010

Mato Virgem: Parabéns UESC


REPORTAGEM DEDICADA À MEMÓRIA DE CARLA MENDES, QUE TAMBÉM É PARTE DA UESC E DESSA HISTÓRIA !


PINTURA DE ILHÉUS PELA EQUIPE DE MAXIMILIANO DE HABSBURGO EM 1860. COM A TRADUÇÃO E EDIÇÃO DE "MATO VIRGEM", A UESC ESTÁ FAZENDO JUSTIÇA COM A LÍNGUA PORTUGUESA COMO UMA OBRA ESCRITA 150 ANOS ATRÁS.

O Lançamento de "Mato Virgem", livro escrito pelo jovem príncipe austríaco Maximiliano de Habsburgo, o Imperador do México, é um resgate histórico de fundamental importância para o Brasil, o sul da Bahia e educação ambiental. Parabéns UESC, e parabéns, Professor Soane Nazaré de Andrade, que consegue assim, realizar mais um desejo.

A vida era boa no Castelo de Miramar, sua residência, mas a história desse jovem príncipe é marcada por seu amor universal a natureza, e foi nas matas do Banco da Vitória, ali pela terras da fazenda Pirataquissé, que Maximiliano realizou o maior sonho de sua vida: conhecer a verdadeira floresta virgem !

O jovem príncipe Maximiliano da Áustria foi um dos integrantes da família real europeia que se apaixonaram por Ilhéus, e um dos primeiros a transformar nossa paisagem cultural em pintura e livro. Não foi fácil para ele chegar em Ilhéus.. Mas foi aqui, aos 30 anos, que realizou seu sonho: subiu o rio Cachoeira, bebeu água na bica do Banco da Vitória, acampou na Fazenda Vitória (onde o governo está construindo o condominio Vila das Brisas do programa Minha Casa, Minha Vida) e penetrou a grande floresta virgem durante dias.
.


A FAMÍLIA REAL EUROPEIA POSSUI MUITAS LIGAÇÕES DE PARENTESCO ENTRE SI, A FAMÍLIA DE MAXIMILIANO TAMBÉM POSSUI PARENTES COMUNS COM A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA. NA FOTO COM A ESPOSA CARLOTA. (CONFIRA O PARENTESCO, OU RELEMBRE NOSSA PRIMEIRA IMPERATRIZ E VEJA QUE ELA TAMBÉM É HABSBURGO !


.
O livro é uma descrição apaixonada de nossa mata e dos nativos, nossos mestiços, nossos pássaros "os alegres pássaros plumados", o Japú - "seus ninhos pendurados como sacos nos altos galhos das árvores". Um relato interessante é o encantamento do príncipe pelo imigrante Henrique Berbert de Castro, seu guia e parceiro, a quem chamou "O Rei da Floresta". Cinco anos depois, convidado para assumir a coroa de Imperador do México, onde nunca imperou de verdade, morre executado aos 35 anos de idade.
.
Sala de jantar de Maximiliano e a pesada Coroa do Imperador do México, que lhe tirou a vida. Não seria melhor ficar por aqui?
.
. .
.
Execução do México aos 35 nos de idade. Túmulo em Viena.

Em 1998, quando o Prof. Soane de Nazaré criou a Universidade Livre do Mar e da Mata, era realizada a primeira Canoagem Ecológica "Viagem ao Mato Virgem" com a presença do embaixador da Áustria no Brasil. Nessa oportunidade realizamos uma primeira experiência de tradução de alguns trechos do livro no documentário com o mesmo nome. O vídeo da Maramata pode ser conferido aqui trás a narração de Ricardo Lemos e da saudosíssima Carla Mendes.

Era mesmo inadmissível que um livro tão antigo que fala da gente e de nossa terra continuasse desconhecido e negligênciado da lingua portuguesa 150 anos depois de ter sido escrito.

Tínhamos esse projeto como algo para correr atrás, e fazer a tradução do inglês. Agora estamos aliviados porque a UESC cumpriu essa obrigação com a sociedade. Nos resta ensinar esse belo capítulo de nossa história aos nossos jovens, e esperarmos um filme, afinal, a vida de Maximiliano é mesmo um roteiro de grandes paixões ...

"Viagem ao Mato Virgem" - Narração Carla Mendes

RELEASE DO LANÇAMENTO HOJE NA UESC

“Mato Virgem”, título original do livro, escrito em alemão, por Ferdinand Maximilian Joseph Von Habsburg, arquiduque da Áustria, em que ele relata a sua viagem a Ilhéus e arredores, nos idos de 1860. O Livro será lançado pela Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, nesta quinta-feira (23) às 10h30min, no auditório do 5º andar da Torre Administrativa.

O livro, publicado pela Editus, editora da Universidade, está elaborado em duas edições distintas: uma simples em volume único e, outra, em versão luxo desdobrada em três volumes. Trata-se de uma obra ainda inédita no Brasil.

A apresentação é do professor doutor Soane Nazaré de Andrade, um dos incentivadores da obra, e o prefácio da professora doutora Consuelo Pondé de Sena, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

A publicação é resultado de pesquisas da doutora Moema Parente Augel, em arquivos da Áustria, Bélgica e Itália, além do Brasil. Totalmente desconhecida dos brasileiros, a obra veio a lume, em 1864, em Viena.

Moema Parente Augel, natural de Ilhéus, é doutora em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora há vários anos, na área de Literatura de Viagens, especialmente de estrangeiros que estiveram na Bahia no século XIX, reside na Alemanha onde é professora em universidades daquele país.

Um comentário:

Pedro Oscar Piauhy Müller disse...

Parabéns aos que fizeram com que essa publicação fosse uma realidade para todos nós ! Em especial à UESC,ao Prof.Soane Nazareth de Andrade, Prof. Moema Parente Augel.Parabéns Paulo Paiva; pela iniciativa constante de informar através do Acorda meu Povo e parabéns Carla Mendes (in memorian ) !!!!!