domingo, novembro 07, 2010

Dilma Rousseff no Sul da Bahia

Quem tem poder procura o que é bom, e eu sei que o bom demais é o sul da Bahia, por isso, quem sabe vem pra cá, porque aqui nós temos o que não se encontra facilmente. A escolha de exílio ecológico no sul da Bahia por uma mulher exausta, após ter consagrado-se a primeira governante mulher de um dos maiores países da terra é um sinal importante. Mais do que uma super bem vinda propaganda para o turismo no verão, trata-se de uma confirmação que somos referência em qualidade de vida.
.
Tinha que ser aqui, na terra onde ainda se pode esquecer os problemas e desfrutar da natureza no meio de um Brasil super-explorado, raríssimo verde lar no santuário atlântico, verso contemporâneo da "bio" diversidade e mosaico de curvas fortes de nossa rica cultura tradicional.

Tinha que ser aqui, na terra que está sendo redescoberta, cinco séculos depois, por brasileiros e gente do mundo inteiro, e que atrai um público cada vez mais diverso em busca do bem viver.

Tinha que ser aqui, e foram os anjos que guiaram Dilma até Ilhéus, como guiaram o Nicolas Sarkozy, e tantos aventureiros, ontem e hoje, famosos ou anônimos, "pobres" ou "ricos", que buscam o sul da Bahia para sonhar, e renovar as esperanças em mundo melhor.

As motivações da fama do sul da Bahia na mídia é objeto de minha pesquisa de mestrado que ainda não pude defender. Não me refiro ao nosso destaque como capitânia história, porto internacional em mar abeto, região cacaueira ou terra de Jorge Amado, mas a redescoberta dessa região à partir do final da década de 80 como referência ecológica.

Nos tempos modernos, o pai da criança foi o Mico-leão-da-cara-dourada, cuja imagem nos lançou nas redes de informação nacional e internacional, reforçada pelas pesquisa de André Carvalho comprovando recordes de biodiversidade e pela atuação da ONG´s contra o desmatamento.

Mas foi a estrada Ilhéus - Itacaré o grande impulsionador do nome do sul da Bahia como referêcia ecológica e cultural. A estrada Ilhéus - Itacaré se tornou uma via de conexão com novos valores globais, reforçando alianças, parcerias e ensaiando o planejamento em direção a um futuro próspero de desenvolvimento aliado a conservação.

Se todos querem vir pra aqui é porque aqui é bom demais, e sempre soubemos disto. O que atrai as pessoas do bem é o conjunto de nossas riquezas e diferenciais, é o fato de que ainda temos muito o que conservar e saborear. De fato, nossas riquezas também atraem o mal, a especulação e a esperteza, mas como zeladores principais, persistimos no sonho e estamos postos na batalha da educação ambiental e luta universal e ecumênica para harmonizar o reinado humano.
.
A vinda da mãe do PAC (articuladora do Complexo Porto Sul) após eleita presidenta do Brasil para descançar, respirar fundo, se acalmar com o verde e tomar banho de praia, justamente na área onde seu governo pretende impactar com grandes obras industriais e atividades poluentes é mais um sinal de que o rótulo mais forte dessa região não é outro senão sua potencialidade como região de conservação da natureza e de turismo sustentável.
.
Quem vem nessas terras lindas à procura de natureza jamais se decepciona. Tem sido assim através dos séculos, e mesmo os corações mais duros aqui foram amolecidos pela brisa e o cheiro doce que vem lá do mar. Espero que Deus ilumine Dilma Rousseff para continuar cuidando das pessoas, sem esquecer que cuidar do meio ambiente é uma das melhores maneiras de se fazer isto.
.

Depois de dois dias Dilma reaparece no sul da Bahia

Dilma se esconde da imprensa e tem destino incerto há 24 horas

Nenhum comentário: