quinta-feira, dezembro 16, 2010

Aldeia planetária


Por Suzel Saraceni, empreendedora socio-cultural

Culturas, Tradições, Costumes lá se vão muitas historias, contos, mitos, e muitos muitos sonhos .....

Conversando com um amigo que ainda não conheço estranho!!!,mas não são coisas da Internet não mas do telefone, filosofamos, conversamos justamente sobre como nós , como tratamos das nossas raízes , dos ancestrais e por aí vai....Refletindo comecei a perceber que para que possamos continuar a nossa vocação para evolução, para uma vida mais consciente e humana, é necessário sabermos de onde viemos, quem foram os nossos ascendente, a historia que foi construída por todos que nos antecederam, primeiro para valorizarmos respeitarmos a trajetória que cada um construiu,nas contribuições nos trabalhos que foram desenvolvidos e que trouxeram grandes avanços na época em questão.

Mas também podemos aprender com o que deu errado, ou seja, os equívocos cometidos inadvertidamente, ou por pura ignorância mesmo. Somos todos cidadãos planetários queiramos ou não, sabem por quê? Façamos um pequeno teste:

Pegue os dois dedos, o polegar e o indicador, tampe as narinas por MEIO MINUTO!!! UAU!!!Continua vivo? Pois é como sobrevivemos sem o ar da atmosfera o OXIGENIO, impossível não é mesmo? Bem diria que todos nós e a natureza temos a mesma NATUREZA!!!
.
Dependemos do nosso lindo planeta, dos recursos que a nossa amada GAIA nos oferta com generosidade e abundancia. Portanto a diversidade humana de cores raças culturas faz parte da trajetória civilizatória, tal como os nossos companheiros evolutivos:
.
Os animais, vegetais, minerais e demais espécimes que fazem parte da aldeia global, somos viventes ou sobreviventes das civilizações que nos antecederam. Agora, no século XX já no limiar do século XXI qual é a historia que nós contaríamos? Tivemos grandes avanços tecnológicos ( maravilhas , internet, vôos planetários e inter planetários,celular ...)

E a nossa qualidade de vida? Somos mais equilibrados, pacíficos, cooperativos?

Bem fazendo uma avaliação generalizada, o que consigo observar é que somos um bando de gente desconfiada, solitária com medo, com pânico da violência que queiramos ou não fomos nós que produzimos ou pelo menos lavamos a mão como PILATOS,aí vai uma critica ao sistema político social e econômico que traz caos desigualdades e miséria , e vamos vivendo com as comodidades e conforto produzidos pelas tecnologias, entretanto sem sabermos de fato usufruirmos desses avanços civilizatórios, acredito que em parte é porque perdemos a capacidade de nos maravilharmos de sentirmos a beleza dos momentos : de um encontro, um abraço amoroso amigo, de um bate papo informal , de falarmos de banalidades ou até mesmo de confidenciarmos ao pé do ouvido as nossas angustias, dores para aquele amigo(a) querido que está sempre disponível, e de nos apaixonarmos de verdade sem medo de ser BREGA ou estar pagando MICOm

E os passeios? Somente vale a pena, os lugares da moda do auê ,do agito da abalada ; bem nada contra esse tipo de programa,de entretenimento,entretanto.... um..dia no campo na natureza, ouvindo os pássaros, curtindo uma cachoeira, mergulhar na onda do mar e ficar de bobeira de preguiça.sentindo a brisa tocar acariciar o nosso corpo...

Voltando ao papo com o meu amigo, filosofando , será que estamos desaprendendo para depois aprendermos novamente a sermos simples e naturais?

Um sorriso, a amizade, o tempo das conversas, com vizinhos as historias contadas , cantadas que os nossos pais avos cultivavam são memórias saudáveis que não deveríamos deletar das nossas mentes e corações, pois esses costumes são importantes na preservação da nossa humanidade,da sociedade da comunidade, se perdermos essa convivência amigável e confiável,na vida no outro , provavelmente nos tornaremos NORMOTICOS E ROBOTICOS

ACHÈ!!!

Nenhum comentário: