quinta-feira, dezembro 09, 2010

Estratégias de Desenvolvimento para o Sul da Bahia




Prezados (as) colegas e amigos (as),

Convido-os (as) para participar do Seminário sobre o Desenvolvimento Regional no Sul da Bahia, envolvendo a academia, sociedade civil, setor privado, setor público e a mídia formal e informal.

Para o debate, contaremos com especialistas em desenvolvimento na economia, geografia, sociologia, planejamento regional e em atividades econômicas como pesca, turismo, cacau & chocolate, eletro-eletrônicos e ciência, tecnologia e inovação. Ao longo do dia 10 de dezembro, discutiremos como estas atividades caminharam nos últimos vinte anos, e quais as perspectivas para as próximas décadas.

O propósito do seminário é discutir uma trajetória de desenvolvimento para o Sul da Bahia que leve em conta os seus principais ativos culturais, físicos, ambientais e produtivos, com a perspectiva de uma ampla plataforma de oportunidades de negócios, trabalho e renda com a conservação da natureza e da cultura regional.

O conteúdo do seminário estará disponível a partir de fevereiro de 2011 no site de redes sociais que discutem o desenvolvimento do Sul da Bahia, a exemplo da Rede Sul da Bahia Justa e Sustentável, a Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Lista do Cacau, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica da Bahia, Territórios de Identidade do Litoral Sul e do Baixo Sul da Bahia, Ação Ilhéus, Care, Instituto Floresta Viva, IESB, Instituto Cabruca e demais organizações regionais.

Atenciosamente,

Jorge Chiapetti e Rui Rocha
Comissão Organizadora
Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, UESC


____________________________ PROGRAMAÇÃO


8:00h – Inscrição dos participantes

8:30h – Boas vindas e apresentação do programa do evento

8:45h às 10:15h – Mesa redonda - O desenvolvimento dos territórios no baixo Sul e do litoral Sul da Bahia: a rota da sustentabilidade, perspectivas e vicissitudes. Palestrantes: Amilcar Baiardi (UFRB), Francisco Teixeira (UFBA) e Márcio Cataia (UNICAMP). Mediador: Rui Rocha (UESC/IFV)

10:15h – 10:30h – Intervalo

10:30h às 12:00h – Debate

12:00h às 13:30h – Pausa para almoço

13:30h às 15:30h – Palestra - Participação da sociedade em um plano de desenvolvimento regional. Palestrantes: Marcos Ortiz (Consultor) e Leonardo Cardoso Ivo (SEBRAE-MG).

15:30 às 17:00h - Mesa redonda - Novas perspectivas para o cacau (Paulo Sérgio Cortizo e Águido Muniz – produtores rurais), chocolate (Orson Galvão – chocolateiro artesanal), eletro-eletrônicos (Gesil Sampaio – NIT-UESC), turismo (Marcos Espinheira – Consultor) e pesca (Hugo Ricardo Lamas Diogo – Consultor, Soma Desenvolvimento & Meio Ambiente). Mediador: Jorge Chiapetti (UESC)

17:00h - Debate

18:30h – Encerramento

Nenhum comentário: