terça-feira, janeiro 25, 2011

ONG quer resgatar patrimônio cultural e histórico

A RESTAURAÇÃO DOS GALPÕES DA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ITAJUÍPE

A Prefeitura Municipal de Itajuípe, na Bahia, e a Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais – Abará realizaram, em 12 de janeiro, uma Visita Técnica aos galpões da antiga Estação Ferroviária, situados no bairro Santo Antonio e na Fazenda Golfo, no acesso Norte de Itajuípe. O objetivo da atividade foi coletar subsídios para a elaboração de um Projeto em parceria com a empresa Araújo Assessoria Empresarial Ltda. de Salvador, para a restauração de, pelo menos, dois dos imóveis visitados. Estiveram presentes o Prefeito Marcos Dantas, o engenheiro João Ramos, o presidente da Abará, Fausto Barreto Nascimento, a Supervisora Técnica do Projeto Memorial Adonias Filho, Silmara Oliveira e as consultoras convidadas Dea Federico, Tanira Fontoura e Norma Cardins.

O Chefe do Executivo colocou à disposição dos técnicos toda a logística necessária para iniciar os trabalhos manifestando muito interesse em facilitar a captação de recursos para a obra. “Sabemos que o município não tem condições de, sozinho, arcar com essas despesas. Desse modo estamos consolidando a parceria para minimizar nossos custos”, disse Marcos Dantas. A consultora da empresa Araújo Assessoria Empresarial Ltda, Dea Federico afirmou que num prazo máximo de 60 dias trará um esboço do projeto para ser discutido com os técnicos da Abará e da Prefeitura. “É salutar que a comunidade também participe dessa discussão para que o local tenha uma perspectiva de uso democrático dos seus espaços”, ponderou.

No período da manhã, antes da visita, foi realizada uma reunião no anexo do Hospital Montival Lucas, promovida pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Alex Gonzaga com o Prefeito e parte do Secretariado. Objetivo: discutir as possíveis alternativas para a utilização dos galpões restaurados.

Ascom Abará

O PROJETO MEMORIAL ADONIAS FILHO

A Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais – Abará realizou, no dia 12 de janeiro de 2011, uma reunião com o Prefeito de Itajuípe, Marcos Dantas e parte do seu secretariado para, dentre outros assuntos, tratar dos encaminhamentos das atividades do Projeto Memorial Adonias Filho. A iniciativa visa recuperar o acervo do escritor e adequar o local onde deve ficar exposto para visitação pública. Na ocasião, a Supervisora Técnica do Projeto, Silmara Oliveira fez a entrega formal do Relatório Parcial das atividades à Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Márcia Lima.

O mesmo relatório também foi encaminhado para a entidade patrocinadora, o Governo do Estado da Bahia, por intermédio do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural – Ipac. O Coordenador Técnico da Abará, Marcos Luedy, afirmou que essa prestação de contas e a apresentação do Projeto deverá ser feita também aos vereadores itajuipenses. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Alex Gonzaga, um dos promotores da reunião, disse que pretende alavancar outros projetos e recursos, sempre buscando novas parcerias.

Participaram, também, da reunião, as consultoras Dea Federico, Tanira Fontoura e Norma Cardins da empresa Araújo Assessoria Empresarial Ltda. de Salvador, que vieram elaborar um projeto de restauração dos dois galpões da antiga Estação Ferroviária do município. Estiveram presentes o Prefeito Marcos Dantas, o presidente da Abará, Fausto Barreto Nascimento, o Secretário de Administração e Finanças, Clecius Rocha, o Gerente de Cultura Leandro Junquilho, o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Mario Cezar Oliveira de Jesus, o fotógrafo socioambiental Marcos de Souza e o engenheiro civil da Prefeitura, João Ramos Midlej.

Ascom Abará

Nenhum comentário: