domingo, março 20, 2011

Porto da Bamin: O Parecer Contrário do IBAMA


A publicação do texto do Relatório Técnico do IBAMA pelo Blog do Gusmão negando a Licença ao Porto da Bamin, confirma algumas opiniões que temos defendido nesse blog. Já são três anos de busca de diálogo, e reflexão de opiniões sobre o projeto denominado Complexo Porto Sul.

Foram 29 postagens (aqui) para refletir os principais aspectos técnicos do projeto, aprofundar as informações, estabelecer o debate, e acompanhar o desenrolar dos fatos sobre a pertinência de seu licenciamento.
.
Nesse tempo, a sociedade se dividiu em duas frentes que se opõem fortemente. Uma, que entende o projeto como vetor de desenvolvimento estratégico, e outra, que vê no projeto uma séria ameaça ao futuro da região.
.
Temos tomado uma posição clara, e contrária, desde o início, especialmente quanto à localização do Complexo numa Área Protegida, mas temos nos permitido pensar em alternativas. Seria possível conciliar o novo modelo de desenvolvimento proposto com nossas inequívocas e históricas vocações?
.
Os três fatores preponderantes que geraram o relatório contrário ao empreendimento são os mesmos que temos defendido em nossos editoriais. O primeiro deles se relaciona à contrariedade da localização do projeto em um ecossistema de alta vulnerabilidade ambiental e destacado valor para a biodiversidade.
;
LOCALIZAÇÃO EQUIVOCADA: IMPACTOS NÃO PODEM SER NEGADOS.
.
IBAMA: "que esta área de mata apresenta uma rica e preservada fauna associada, dependente dos recursos florestais, com altos índices de espécies ameaçadas e de endemismo, além de espécies não descritas para a região;"
.
"que a avaliação de impactos detectou todos os impactos negativos para fauna como “muito significativos”;"

A segunda preocupação do parecer, também nossa, é aquela que descarta o licenciamento fragmentado, principalmente, do Porto da Bamim e Porto Sul, o que impede de prever e avaliar os impactos para o ecossistema.
.
SEM PROJETO PARA O PORTO SUL, NÃO SE PODE MENSURAR IMPACTOS.
.
IBAMA: "que a instalação do Terminal Portuário da Ponta da Tulha no local proposto deverá preceder a instalação do Porto Sul, cujos impactos não foram avaliados e que necessitaria supressão de uma área ainda maior de Floresta Atlântica; "
.
E o terceiro ponto que gostaríamos de destacar é que o projeto, mesmo no Sul da Bahia, poderia encontrar áreas de menor impacto sobre a floresta e o ecossistema, uma proposta que temos defendido que seja mais bem avaliada (veja aqui).

Continuamos acreditando que seja possível, encontrar um caminho alternativo, reavaliando a localização do complexo de investimentos relacionados ao projeto, incluindo o Porto Sul, Porto da BAMIM, Aeroporto Internacional, ZPE e os complexos industriais que se pretende atrair em médio prazo como a siderurgia e as montadoras de automóveis.

A SOCIEDADE DEVE SE MOBILIZAR PARA ENCONTRAR ALTERNATIVAS LOCACIONAIS.
.
IBAMA: "que podem existir na região, alternativas locacionais menos impactantes do ponto de vista ambiental, sem a necessidade de supressão de um importante remanescente preservador de Floresta Atlântica e sem a presença de recifes de corais na ADA (área diretamente afetada) e na AID (área de influência direta) do empreendimento;"

2 comentários:

Anônimo disse...

paulo me poupe meu amigo o que eu quero é que o povo ilheense diga oque eles realmente querem , olha que eu ando de buzú lotado ,vou pra fila do SUS e não vejo desenpregados sendo contra o complexo porto sul oque vejo são meia duzia de burgueses ricos que tem carro , casa boa e bonita, computador ,filhos estudando nos melhores colegios particulares da cidade querendo dar pareceres contrarios ,porque não precisam de nada porque nunca passsaram fome de verdade. "ACORDA BURGESIA,O POVO DE ILHÈUS TÁ MORRENDO E SE DROGANDO SEM EMPREGO"

Kaline Andrade

Anônimo disse...

Kaliny,

É um tema delicado o desenvolvimento. Procuro publicar reflexões do que acredito, e gosto de ouvir o contrário do que digo também.
É importante que a gente reflita esses assuntos do Complexo Porto Sul. Nesse caso, defendo outra localização mas não de agora
que eu defendo que o litoral norte, melhores praias de Ilhéus sejam conservados como um patrimônio.Mas nesse blog, não pensamos apenas nisto, mas em todos os assuntos relacionados com um desenvolvimento sustentável e uma busca integral de felicidade para todos, muito especialmente para os nossos jovens pobres.

Pretendo iniciar uma série sobre pobreza, disciminação, exclusão e assassinatos, que me deixam muito triste. Ainda ontem, no meu grupo de oração, eu rezei por esses tantos jovens que estão sendo mortos todos os dias em nossas periferiais, e que a maioria não se incomoda. Concordo muito com voce nisso.

Paulo Paiva