terça-feira, maio 24, 2011

Código Florestal: Excelente oportunidade de conhecer os nossos deputados federais.


A discussão do código florestal vem comprovar que o meio ambiente deixou de ser uma questão de um só partido, ou de parte da sociedade, para se colocar em sua real dimensão, também social, econômica, da discussão do modelo de desenvolvimento, da tecnologia, do direito e da ética.

Tornou-se essa discussão, uma oportunidade única de conhecer os nossos deputados federais, suas ideologias, seus argumentos e interesses. Não é possível que os brasileiros continuem a votar pelo movimento da maré, sem consciência do que pensam realmente seus candidatos, da mesma forma, como podemos analisar e aprovar algo sem ler? Como podemos opiniar sobre as leis, os estudos e os projetos, se não compreendermos esses doucumentos, e o que está realmente em jogo?


Conhecer os documentos é o primeiro passo para que possamos exercer a nossa cidadania de forma consciente. Essa votação tem mostrado a personalidade não apenas de cada partido, mas de forma muito especial, tem transparecido a personalidade de cada parlamentar que hoje nos representa no Congresso Nacional.


É a discussão da vida! De um lado, a maioria dos parlamentares do PMDB, o DEM e PSDB pedem, por fim, anistia para quem desmatou, descompromisso com a recuperação ambiental, e flexibilização geral para as áreas de preservação permanente; do outro, o PV e o PSOL não abrem mão do código como ele é, e o PT, através da maioria dos deputados, e com uma ação extremamente responsável da Presidente Dilma, tem ficado do lado do bom senso, a favor de flexibilizar para a agricultura familiar, sem abandonar a defesa da floresta.


Todos os ministros de meio ambiente que o Brasil já teve, e ainda estão vivos, pediram à presidenta Dilma para tomar cuidado esse tema, e, se o código vai ser votado hoje ou não, ninguém sabe ainda, já que, agora ao meio dia, é o único tema na pauta e com quórum suficiente.


A TV está ligada, os cientistas e os estudantes estão atentos, os funcionários do IBAMA e os membros do Conselho Nacional do Meio Ambiente estão de olho, a sociedade brasileira escuta e o mundo aguarda o resultado, e podemos ter certeza que o país não vai perder essa oportunidade de reafirmar seus valores e compromissos com o meio ambiente.


A pressa não é mais estratégia para votar no escuro, mergulhar em águas turvas, não dá mais para tratar meio ambiente como uma questão que se limita a um grupo de idiotas, ou um grupo vendido aos interesses internacionais, ou antipatrióticos, não é mais assim, agora o meio ambiente tem mais voz , e o Brasil, aprofundado esse complexo debate só tem que encontrar o melhor caminho para seguir.


Nenhum comentário: