sábado, maio 21, 2011

Desenvolvimento sem Educação?

Nossos índices de educação declaram que o Brasil que caminha para ser rico, economicamente falando, poderá continuar a ser um pais atrasado. Há quem diga que seremos a primeira potência semiletrada do planeta.

Em milhares e milhares de pequenas cidades americanas. de leste a oeste dos Estados Unidos, a educação é um trampolim de oportunidades de desenvolvimento pessoal. O professor tem a importância de um médico, e toda escola tem ótimas instalações, laboratórios, quadras, teatro, etc. O período é integral das 9:00 às 16 horas e a alimentação é de qualidade.

A música é íntima da escola, onde se pode escolher qualquer instrumento, piano, saxofone ou uma bateria, além do coral que é obrigatório. Uma variedade de modalidades esportivas com instalações adequadas também está disponível para os alunos, pode ser vôlei, basquete, futebol, corridas, natação, ou várias outras.


Além da música, se pode ecolher aulas de pintura, escultura, cerâmica, artesanato, e a escola têm todos os equipamentos e materiais necessários. Se pintura for a escolha, estão disponíveis as telas, as tintas, se a escolha for a cerâmica, os fornos vão estar lá. Também tem teatro, e em todas elas existe um grande auditório.Não faltam os laboratórios de química e biologia, dentre outros, e a escola é uma porta aberta para o inicio da pratica cientifica.

Ciência, arte, cultura e esporte se encontram no centro da comunidade, a escola, em festejados encontros escolares que atraem a família americana. Como se ainda faltasse alguma coisa de estrutura, existem os livros anuais das classes, repleto de fotos em impressão colorida de qualidade sob papel couché e capa dura.



AMANDA GURGEL: A VERDADE NUA E CRUA COM 730 MIL ACESSOS NO YOUTUBE EM APENAS 30 DIAS.

Por aqui, Leonel Brizola e Darcy Ribeiro lutaram por uma escola melhor, de turno integral e mais acessível, e nós não temos outro caminho, se queremos um país para todos, se não queremos dois países, rico e pobre, duas verdades, do Trem Bala e outra da miséria, e se queremos vencer a violência em todas as suas dimensões.

Um Brasil que avançou pouco no sul e sudeste, mas que esqueceu o seu norte e nordeste, onde todos os dados são piores. O nordeste esta 10 anos atrás do sudeste no ensino médio, e, segundo o IBGE/2009, a proporção de jovens de 15 a 17 anos que frequentavam a série adequada para sua idade era inferior à registrada no sudeste dez anos antes. Para cada vinte mestres e doutores formados no sudeste, o nordeste forma apenas um, e até 1999, 13 estados nunca haviam formado um doutor.

Um cenário regional que revela forte concentração nos estados mais ricos: em 2009, 79% dos pesquisadores brasileiros saíram das universidades do Distrito Federal, do Sul e do Sudeste, 15% das instituições do Nordeste e 6% das regiões Norte e Centro-Oeste; a mesma relação há dez anos apresentava distorção maior: 88%, 9% e 3%, respectivamente.

No País, 8,9% do contingente de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade não estavam frequentando escola em 2004. Esse indicador variou de 6,7%, na Região Sudeste, a 12,9%, na Norte. A taxa de analfabetismo das pessoas de 10 anos ou mais de idade situou-se em 10,5% e a das pessoas de 15 anos ou mais de idade, em 11,4%. O Brasil tem 14 milhões de analfabetos e o analfabetismo funcional (pessoas com menos de 4 anos de estudo) ainda representa 36,9 milhões de brasileiros.
Apesar das reduções, o Brasil tem um dos maiores índices percentuais de analfabetos da América Latina, e aparece atrás de países mais pobres e de economia mais frágil como Barbados, Belize, Paraguai, Trinidad e Tobago. Segundo o IBGE, o analfabetismo no Brasil está concentrado nas camadas mais pobres, nos mais idosos, entre aqueles de cor parda e negra e nas localidades menos desenvolvidas.

Enquanto tudo isso acontece, o Ministério da Educação se ocupa de gastar dinheiro com vídeos e cartilhas que desagradam e geram polêmicas desnecessárias. Uma delas, anti-homofóbica, e a outra, anti-preoconceito gramatical, ao invés de aprofundar o debate da ética, do respeito, do direito e da cidadania.

Um comentário:

Anônimo disse...

BOM DIA !!

Tem que acordar mesmo mais cadê ??

Povo ainda esta sonhando com a cesta básica ,que esta para vim ..,esta e a realidade