segunda-feira, setembro 12, 2011

Concurso de Vídeo CACAU/CHOCOLATE: Os riscos das votações virtuais!

CONCURSO INTERNACIONAL DE VÍDEO NA INTERNET SOBRE O CACAU/CHOCOLATE

Na série de eventos do Goethe Institut Bahia sobre o Cacau/Chocolate, uma das atividades é um concurso internacional de vídeo que tem muito a nos mostrar sobre as varias historias do cacau no planeta, e da universalidade cultural do chocolate.

Nos documentários, é possível notar o sentimento de propriedade que tem os mexicanos com as raízes do chocolate, como herdeiros do patrimônio cultural dos Astecas. Em países da África e Asia, como Gana e Nepal, o pertencimento social do fruto que trouxe união e solução, uma mão amiga contra a pobreza.

Mas os documentários do sul da Bahia mostram que só aqui. essa lavoura penetrou nas veias do povo e se transformou em história, memória, cultura popular e erudita, manifestação da arte e de nossa identidade.

Do sul da Bahia são 6 concorrentes, e caberá aos internautas escolher os 20 melhores da coletânia, dentre 34 inscritos. Na fase seguinte, um júri especializado vai eleger os três vencedores do prêmio em euros.

Mas, uma votação pela internet pode ser um problema para que os melhores permaneçam na competição. Dos concorrentes, o vídeo “Do Outro Lado”, realizado por uma classe de alunos da UESC, extrapolou as votações, inicialmente, atingindo 45% dos votos, enquanto 90% dos demais concorrentes marcavam 0, 1, 2 ou 3 %.

Pode existir arte de um programador sabidinho, afinal conseguir cerca de 3.500 votos em três dias é uma façanha e tanta, mas acredito que isto demostra a força que possuem as mídias e redes sociais, especialmente, quando os jovens se mobilizam.

Mas queremos uma causa justa, e essa grande votação do doc. “Do Outro Lado” poderá vir a ajudar outros bons vídeos que falam do sul da Bahia a permanecerem na competição, e participarem da coletânia dos 20 melhores.


Vídeos nossos como o "Chocolate da Mata Atlântica", "Manjar dos Deuses" e "Afinal o que é cabruca?", esse último também produzido pela UESC, merecem passar para a segunda fase. Vale lembrar que a quantidade de votos na internet não interferirá no julgamento técnico do jurado especializado, segundo o próprio edital.

Também, outros documentários, estrangeiros, importantíssimos para compreendermos a universalidade do cacau e do chocolate, como "Cacahuatl" , "Cacao fuer die Goetter", "Keep Smiling with Cocoa", "O Reino do Chocolate" e "Mujeres do Chocolate" merecem chegar entre os 20, e a maioria está com 0 ou 1% dos votos validados.

Enquanto isso, alguns dos vídeos menos expressivos do elenco de concorrentes, como “Não Resista”, e, “Pecado Perdoado”, estão com grandes votações, emparceirados com "Do Outro Lado", que reflete os milhares de internautas, culturalmente semianalfabetos, dão mais valor ao bizarro, do que aos conteúdos que não levam à reflexão.

Confiram se estou errado, assistindo nossas melhores produções, bons vídeos do concurso, e os vídeos que ganham votos de internautas descomprometidos. Tudo facinho, direto pro yutube:



DEPOIS DE ASSISTIR, CONFERIR, VOTE AQUI


DOC "Do Outro Lado", que disparou merecidamente no inicício do ranking do concurso:

Do outro lado / (UESC) http: www.youtube.com/watch?v=sqAyIRdBKGE

TRÊS DOS NOSSOS VÍDEOS MAIS BEM PRODUZIDOS QUE MERECEM CHEGAR:

Chocolate da Mata Atlântica
http://youtu.be/ARgRFJWlufs

Manjar dos Deuses http://
www.youtube.com/watch?v=6fwu4MtdcDU

Mas, afinal o que é cabruca?
http://youtu.be/eX-yTph6ZDM

VÍDEOS QUE MERCEM ESTAR NA COLETÂNIA DOS VINTE:

Cacahuatl http://
www.youtube.com/watch?v=hJhjIwyOXqw

Cacao fuer die Goetter - Auf der Suche nach dem Cacao der Azteken
http:// www.youtube.com/watch?v=ALmBBkiW8rM

O Reino do Chocolate
http://www.youtube.com/watch?v=nXTPLKzgPX0

Keep Smiling with Cocoa
http://www.youtube.com/watch?v=vVi52jVWrKQ

Mujeres do Chocolate http: www.youtube.com/watch?v=Qpg01DuOkZ8

VÍDEOS EM PRIMEIRO E SEGUNDO LUGAR QUE DEVIAM SAIR:

Pecado Perdoado http:// www.youtube.com/watch?v=m95HiM_OwOY

Não Resista http://www.youtube.com/watch?v=Y8cHoDbynn4

Nenhum comentário: