quarta-feira, setembro 21, 2011

Paulo Emílio: Uma resistência Autêntica ao Porto de Minérios

Paulo Emílio é uma daquelas pessoas simples, e cheia de bons sonhos, que, como tantos outros, escolheu um lugar bom de se viver, produzir, ser feliz, e atuar como elo da corrente cidadã pelas melhorias sociais que faltam no paraíso da Vila da Juerana.



É como ele sempre diz: "somos uma vila pobre e abandonada, temos necessidades de todos os tipos, mas eu desejo que a gente consiga atender essas necessidades sem perdermos essa identidade, e o patrimônio que desfrutamos".

Na Vila Juerana que sonhou, protagonizou o fortalecimento da Associação de Moradores e lutou pelos benefícios sociais para a vila que ninguém se importava, recriou o Festival do Guaiamum e tornou-se Conselheiro da Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada e Rio Almada.


Paulo Emilio foi personagem de frente, questionador, mobilizador, limpo e convicto de seus ideais comunitárias, contra o Complexo Porto Sul desde que foi anunciado em 2007. Já são quatros anos de luta por concientização da sociedade e de nossos governantes sobre seus impactos, onde ele traduz, por convicções, um personagem invensível.



A Juerana é uma pequena vila de ribeirinhos, muito conhecida em Ilhéus pela culinária exótica, especialmente do Guaiamum, crustáceo abundante no local. Paulo vive aí há muitos anos, onde montou uma oficina de placas com maderia reciclada para pousadas da região e emprega jovens da comunidade. A Juerana que ele vive hoje é calma, tem um dos melhores pontos para se banhar no rio Almada e é promessa de grande atrativo turístico para a região.



Como um dos conselheiros da APA da Lagoa Encantada e do Rio Almada, atuou bravamente contra o projeto do porto na Ponta da Tulha. Com a mudança de localização, agora a vila dos seus sonhos é atingida em cheio. Aquela fotografia bucólica do rio Almada que se contempla agora, corre o risco de se transformar na paisagem de uma gigantesca ponte transitando intermitantemente, minério de ferro.



O conselho da APA, que eu também fazia parte, questionou o projeto da ferrovia e do porto aos empreendedores, em reuniões sempre acompanhadas pelo governo, e chegou a ser unânime quanto a forma impositiva que o estado apresentava quanto à realização dos projetos. Eles afirmavam que os empreendimentos já estava aprovado pelo estado, e que, os conselheiros seriam um fórum consultivo, e não deliberativo, então, nada poderia decidir, senão contribuir na área ambiental.



Na reunião seguinte, acompanhando esse raciocínio, os conselheiros apresentaram ao Governo do Estado, uma infinidade de sonhadoras medidas mitigadoras, condicionantes e compensações. Mas, Paulo Emilio estava lá, pedindo explicações sobre o projeto, e tentando convencer a plenária a anular a reunião anterior, e desfazer o engano.


Como a maioria segui a mesma linha de propor condicionantes, tornou-se implicito que, nessa reunião, estávamos dizendo sim do projeto, e assim, o governo conseguiu o que queria: o aval do conselho gestor da APA, antes de encaminhar o projeto ao IBAMA. Um aval sem valor deliberativo, mas com muito mais força representativa e legal.




Eu sei que o aval do conselho se tornou uma grande mágoa para Paulo Emílio, pois, no final das contas, os conselheiros da APA tornaram-se aprovadores do porto na sua primeira localização, projeto regeitado pelo IBAMA. Esperamos que os novos conselheiros, recém-eleitos, tenham aprendido com os erros passados, e estejam mais atentos às manobras de licenciamento, que atropelam seu próprio ritual, e impedem que sejam dialogados com os principais interessados, os munícipes.





ALGUMAS INFORMAÇÕES ENVIADAS POR PAULO EMÍLIO:

O problema que a localização real desse PROJETO chega ao litoral na nossa VILA JUERANA. A sua linha passa a 250m da minha residência .

Para os que não conhecem o nosso litoral o distrito de Aritaguá se estende antes da Vila de Aritaguá(km 5) e termina na Vila de Ponta do Ramo(km 26). Dentro desse distrito, além da Vila de Aritaguá(km 7) encontra-se a Vila de Juerana(km 9 ao 14)(PORTO doKM 9 ao KM 10), Areias(lagoa encantada)(entrada no km 14+ 14km estrada de terra) Ponta da Tulha(km 20), Mamoam(km 22), Retiro, Aderno,(km 20+10km estrada de terra) Ponta do Ramo(km 26) e várias outras localidades menores.

Nenhum comentário: