segunda-feira, novembro 28, 2011

Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Ilhéus



O Plano, elaborado com base na Lei federal nº 11.428/06, numa parceria do Ministério do Meio Ambiente /PDA, o Grupo Ambientalista da Bahia - GAMBÁ e a Associação Dipamkara, visa realizar diagnóstico, classificação e mapeamento das áreas verdes do município de Ilhéus, indicando os trechos prioritários para conservação, recuperação ambiental e aquelas destinadas a urbanização sustentável.


Conheça a Lei da Mata Atlântica:





Um bom instrumento, e um bom momento para aplicação de um diagnóstico de informações sobre a Mata Atlântica de Ilhéus.

Ao contrário de outras regiões brasileiras, os municípios do sul da Bahia, conservaram as florestas quase intactas até a segunda metade do século XIX, até que o cacau se tornasse a grande razão de ocupação desse seu território.

Mas já se vão quase dois séculos de intensa exploração, minimizada, por certo, pela amizade retribuida entre o cacau e a floresta. Do alto, parece tudo verde por conta das árvores sombreadoras das fazendas de cacau, mas ao olharmos de perto, temos um ambiente bastante antropizado.



Mas alguns setores da comunidade ilheense estão cada vez mais atentos para os valores materiais e imateriais da floresta, seus serviços diretos e indiretos, sua importância patrimonial. Surge aos poucos, uma nova sociedade, mais bem informada, revitalizando nascentes, demarcando reservas legais, recuperando matas ciliares e criando diversas Reservas Particulares do Patrimônio Natural.

Vamos aproveitar esse momento para enxergar um plano de recuperação da Mata Atlântica em Ilhéus, onde o replantiu tome o lugar do desmatamento, seja em áreas nossas áreas urbanas, ou rurais.


Para mostrar que estamos caminhando, ainda que lentamente, temos os bons exemplos a seguir, como o exmplo dos ilheenses que, pioneiramente, estão criando Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) em suas propriedades.

Não esqueceremos esses nomes !


RPPN Helico 65 ha - RPPN Reserva São José 77,39 ha - RPPN Boa União 112,81 ha -RPPN Lama Preta 12,7 ha - RPPN Ribeirão dos Gatos 30 ha, RPPN Serra da Temerosa 10,1 ha, RPPN Fazenda São Sebastiao 5,4 ha, RPPN Cachoeira Lisa 43 ha, Reserva São João 25 ha, RPPN Arte Verde 10 ha, RPPN Salto Apepiqui 118 ha e RPPN Mãe da Mata 13 ha.

Nenhum comentário: