sábado, dezembro 31, 2011

Litorânea Norte: Emenda da Senadora Lídice da Mata

ACORDA MEU POVO - MURAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Retrospectiva 4 Anos



A zona central da cidade de Ilhéus tem uma via litorânea sul e outra via litorânea norte, que margeiam as baias do Pontal (a rica) e a baia da Barra (a pobre), e essa pobre, é talvez, mais bela ainda, e se trata de uma importante via para melhorar a mobilidade do trânsito na cidade, mas nunca foi urbanizada.

Esse foi o tema da postagem de 21 de janeiro de 2009, onde destacamos a beleza e importância dessa via para Projeto Orla de Ilhéus, e a falta de capacidade municipal de realizar projetos básicos de urbanização.

Denunciamos também, a inércia do poder público com a invasão da área de recuo do mar na orla da Barra (outro impacto do Porto do Malhado), que "inviabiliza" o projeto de uma avenida contornando toda a baía até o Savoia, com áreas de lazer, assim como na baía rica, aliviando o fluxo de veículos pelo centro da Barra.




A invasão desnecessária se consolidou, inclusive com a venda e revenda de lotes. A ocupação irregular de ricos e pobres é tratada de forma passiva pelos poderes públicos de Ilhéus , e causa prejuízos que poderiam ser evitados. 

A boa notícia não é completa, mas a emenda parlamentar da senadora Lídice da Mata garante recursos para urbanização do trecho Marciano até a Barra, um avanço danado, ainda que com muito atraso. 

O anúncio já tem uns dois anos, e já estávamos de butuca, mas o prefeito reafirmou quatro dias atrás a emenda da Senadora, sinal que pode virar realidade, e tomora seja logo, isto significa mais um resgate de pedcinho de nossa orla como pública, maior mobilidade, mais lazer e melhoria do círcuito de observação das belezas cênicas de Ilhéus.



Nenhum comentário: