quarta-feira, janeiro 04, 2012

"Diálogos do Desenvolvimento Sustentável" do Sul da Bahia na TVE

Numa iniciativa pioneira de democratização da produção audiovisual, o Instituto de Radiodifusão da Bahia - IRDEB, através do seu diretor, o cineasta Pola Ribeiro, criou o Projeto 26 DOC´s da TVE BAHIA, através do Edital 013/2009, que selecionou projetos de documentários para os 26 Territórios de Identidade da Bahia, excluindo-se, o território da Costa do Descobrimento, criado recentemente.


A produtora Camera Hum de Itabuna foi contemplada para a realização dos territórios do Grupo 5: Territórios Extremo Sul da Bahia, Sul da Bahia e Região de Itapetinga.


O projeto do extremo sul, "Impressões Nativas do Descobrimento", é de autoria de Paulo Paiva em parceria com o produtor cultural Jaco Galdino do Movimento Artemanha de Caravelas, e inagurou a Série 26 DOC na TVE Bahia na última segunda-feira, dia 2 de janeiro.


Na terça-feira foi a vez de "Diálogos do Desenvolvimento Sustentável", com roteiro de Paulo Paiva e Aracy Silva, e direção de Wesley Andrade. O documentário propõe o diálogo sobre o modelo de desenvolvimento no sul da Bahia à partir do experiência de especialistas das mais diversas áreas.



Participaram do projeto, Raimundo Bonfim (Pró-Reitor da UESC), Gerson Marques (Prefeitura de Ilhéus), Rui Rocha (UESC e Instituto Floresta Viva), Maria Luiza Heiner (Historiadora), Delsuc Gomes (Comunidade Quilombola do Fojo - foto abaixo), Otília Nogueira (Assentamento Marambaia e Assessora da Prefeitura de Itacaré), Luis Carlos Dantas (Liderança de Terreiros de Itabuna), Fernando Ribeiro (Ceplac), Maria Angelica Anunciação (Polo Sindical da Câmara Técnica Territorial, dentro outros.


Através de diferentes pontos de vista dos atores sociais, o documentário reflete os valores e desafios do desenvolvimento sustentável do Sul da Bahia. Propõe um diálogo aberto envolvendo os doutores da academia e do povo, cientistas e pesquisadores, empreendedores, investidores do turismo, produtores rurais e lideranças de movimentos sociais.



Com esse roteiro, conseguimos levar a reflexão sobre os desafios do desenvolvimento sustentável do Litoral Sul para a TV Pública, sem deixarmos de abordar a polêmica proposta do Porto Sul. Infelizmente, a TVE Bahia só é transmitida para 50% do estado, mas temos a internet para corrigir esse atraso.


Acesse então, a TVE Bahia On Line, e assista a Série 26 Docs, oportunidade para conhecer mais a Bahia, que é tão imensa, e tão diversa, que até mesmo os baianos precisam reconhecê-la, para se reconhecerem.


Algumas referências na Mídia: Alagoinhas Notícias /// JusBrasil

Nenhum comentário: