terça-feira, janeiro 03, 2012

Impressões Nativas do Descobrimento


Ontem, 2 de janeiro, às 18:30, a TVE-Bahia (Canal 2 analógivo ou On Line) exibiu o documentárioImpressões Nativas do Descobrimento”, abrindo a série 26 Doc`s Bahia. Nesse episódio, foi abordada a realidade dos nativos do extremo sul da Bahia, através do relato de índios, remanescentes de quilombos, pequenos agricultores e pescadores.


O projeto é de Paulo Paiva, e foi comtemplado no Edital 26 Docs do Instituto de Radiodifusão da BahiaIRDEB, através da produtora Camera Hum de Itabuna.

O documentário revela a ocupação radical do extremo sul pelo eucalípto, e a fragilização dos nativos diante do latifúndio, da monocultura e da especulação imobiliária, e registra de forma contundente, o sofrimento, as lutas e as espectativas de futuro das comunidades tradicionais.


Um dos destaques é o depoimento emocionado da Índia Zabelê, última testemunha do massacre de sua própria família, e ainda sem terra para o seu povo. São relatos emocionados, e movido a lágrimas, que mostram que essas populações têm consciência de seus problemas, e estão unidas por um futuro diferente, que corrija as injustiças, reconheça seus direitos e valorize suas tradições.

Nenhum comentário: