sábado, janeiro 28, 2012

Praia Limpa - Participe dessa ideia !


Fotos: Blog Toque Esportivo e Portal Mix

É amanhã ! Ilhéus não desiste dessa ideia, apesar de todas as dificuldades que temos para manter limpo, o mais extenso litoral da Bahia (92 km). Mas, o que depende de nós é a mudança de hábitos e costumes, é o comprometimento com a cidadania, é o agir.

Conscientizar as comunidades e valorizar a atitude consciente com o problema essencial dos resíduos e o meio ambiente, através da cooperação e do entretenimento é o grande mérito de ações coletivas como estas. Uma ideia que vem sendo fortalecida em Ilhéus desde 1998, e cujas ações estão se tornando cada vez mais frequentes e participativos.
Gostaríamos de convidá-los para participar de mais uma ação do Projeto Praia Limpa UESC, que ocorrerá no dia 29/01/12 (Domingo), a partir das 8:30 h da manhã, com concentração na Cabana Verão Tropical (próximo ao Hotel Praia do Sol), na Praia do Sul, em Ilhéus. Após instruções para a atividade será realizada a limpeza da praia desse ponto até a Cabana Céu e Mar Beach Club (encerramento na altura do Km 03).

Além disso, ocorrerá a sensibilização dos banhistas e colagem de cartazes nas cabanas de praia ao longo do trajeto. Esta atividade irá contar com a participação e apoio de diversas entidades (ONG Amparo Melhor, Ação Ilhéus, Cabruca, Floresta Viva, Viver da Mata, Filtro dos Sonhos, Projeto Mero Canapu, Grupo de Capoeira do Mestre Gordo, IFBA, IESB, CIEA-BA, DABio, Coletivo Mobiliza UESC, Coletivo 13 de maio, Colegiado de Biologia, Casa Arte da Criança, Associação de Surf de Ilhéus, Associação de Bodyboard de Ilhéus, Associação Madureira de Surf, Associação de Turismo de Ilhéus, Projeto Ondas, SEDUR-Prefeitura de Ilhéus, Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá, EMBASA, Escola Santa Ângela e Moyses Bohana, Meira Supermercados, ADUSC, etc.), bem como o envolvimento da comunidade local.

Destacamos, que essa ação foi proposta pela presidência da Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá e pelo proprietário da CabanaCéu e Mar Beach Club. Esta ação visa conscientizar a população sobre consumismo exagerado e alertar a sociedade sobre como estamos tratando as nossas praias e oceanos, bem como a necessidade de preservá-los. Afinal, os resíduos (sólidos ou líquidos) que diariamente são descartados nas ruas das cidades de todo mundo vão parar nas praias. Por isso a provocação no nosso cartaz: "Me jogue na rua, que te encontro na praia...".

Participem! Vamos chamar a atenção da sociedade para este problema diário e conscientizar a população sobre o consumismo nosso de cada dia. Podemos dar o destino correto para os nossos resíduos, isso inicia em nossas casas e comunidade. Educar é preciso! Lugar de lixo é na lixeira!

A UESC tem um papel fundamental nessa articulação com a sociedade na busca de solucionar problemas como este. "O crime só é organizado porque o BEM não é...". Após a atividade, todo resíduo retirado da praia será devidamente coletado pela SEDUR –Prefeitura de Ilhéus.

FOTOS DE ALGUMAS EDIÇÕES DO PRAIA LIMPA - SURF LIMPO, ETC.
CLIQUE NA FOTO E DIRECIONE PARA O SITE.

Nenhum comentário: