terça-feira, janeiro 03, 2012

Sinalização Horizontal ajuda muito!

Blog Acorda Meu Povo - Mural da Educação Ambiental


Retrospectiva 4 Anos



A Sinalização Horizontal das vias de trânsito de Ilhéus foi um tema abordado em 29 de janeiro de 2008. Por que a maioria das vias da cidade estavam com a sinalização de pista tão precária, ou ela não existia.


O que chamava atenção era que a Litorânea Norte, anos depois de concluída, continuar sem sinalização horizontal, uma necessidade aparentemente irrelevante, mas que tem grande valor para a melhoria do trânsito na cidade, e para evitar acidentes.


A avenida Litorânea recebeu uma sinalização meses depois, mas ainda falta terminar o serviço. No grande largo do Hotel Barravento, por exemplo, um acidente grave pode acontecer a qualquer momento, pois, sem linhas e indicativos visuais, cada motorista irresponsável toma o rumo que quiser, como costuma acontecer.


Com apuramos junto ao DENATRAN, essa é uma responsabilidade do município. Recentemente, a prefeitura retomou a pintura da sinalização horizontal na cidade, pois afinal, só depende de um bom engenheiro de tráfego, tinta e pincel. Disto depende a educação no trânsito e para o trânsito.


Esse é um instrumento para evitar acidentes com carros, ciclistas, motociclistas e pedestres, portanto, a displicência com a sinalização horizontal nas grandes vias asfaltadas de uma cidade é altamente é inadmissível.





ENVIADO PELO DENATRAN-IMPRENSA

Prezado Paulo,

A sinalização das vias é de responsabilidade do órgão gestor do trânsito.

Art. 24. Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:

I - cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições;

II - planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas;

III - implantar, manter e operar o sistema de sinalização, os dispositivos e os equipamentos de controle viário;

Nenhum comentário: