quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Ameaças a Mata Atlântica de Ilhéus

Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica do Município de Ilhéus - 2012


O Mapa das ameaças potenciais abrange as atividades que têm provocado a degradação ambiental, e outras, que, se instaladas no município, também atingem negativamente a Mata Atlântica no município, destacando a expansão urbana desordenada ao longo do litoral norte e sul, e ao longo da BR 415 (Rodovia Jorge Amado / Ilhéus - Itabuna), a Ferrovia de Integração Oeste-Leste e o Intermodal Porto Sul, além da chegada os interessados na extração dos minérios do subsolo.

Isso mesmo! Para piorar o cenário de ameaças, só faltavam "as cobiçadas pedrinhas verdes". Licenças de pesquisa e requerimentos de lavras estão pontos no território municipal sob áreas protegidas ou não, no litoral norte, próxima ao Banco da Vitória, no litoral sul e nos distritos de Inema e Banco Central, e envolve as maiores empresas do ramo da mineração no país. 

E uma surpresa até para quem procura se manter bem informado, e, como podemos ver, são muitas as áreas que áreas estão sendo cobiçadas no município de Ilhéus.

Como o município pode enfrentar essas ameaças? Exigindo transparência e democratização plena da gestão pública. É o povo assumindo o poder com a consciência cidadã, compreendendo que precisa participar do planejamento da ocupação e uso do solo, bem como, da exploração dos recursos naturais no município, para que ão seja prejudicado.

Estamos diante de uma batalha pela vida, onde o dinheiro, representando o poder dos homens está colocando na parede a natureza milenar da floresta, frágil e necessitada de justiça, pronto e preparada para nos doar um futuro melhor. Não podemos permitir que o financeirismo alienante atrople a razão produtivista na verdadeira econômia que buscamos.

Use os comandos do Slide Share para ver o mapa em detalhes, e clique "more documents from Paulo Sérgio Paiva" para ver todos os mapas do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica do Município de Ilhéus.

Nenhum comentário: