segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Mapa de Unidades de Conservação de Ilhéus

*** Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Ilhéus - 2012

O segundo Mapa que apresentamos, mostra as Unidades de Conservação (Parques, Reservas e APA (Área de Proteção Ambiental). Ele bem representa um segundo desafio importante para a proteção da Mata Atlêntica na região: Aumentar as áreas naturais legalmente protegidas.

Esta deve ser uma realização do governo federal, estadual e municipal, mas sobretudo, uma realização espontânea da sociedade, através da criação de dezenas de Reservas Particulares do Patrimônio Natural - RPPN´s, como assim já fizeram alguns pioneiros, como Gustavo Nora (RPPN Salto do Apepique), e Sérgio Ramos (RPPN Arte Verde) e Ronaldo Santana (RPPN Mãe da Mata - Clique na Imagem e Conheça esse belo trabalho).

RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) é uma Unidade de Conservação protegida por Lei em caráter perpétuo por iniciativa dos proprietários.



Uma curiosidade do mapa é a constatação de que a Reserva Biológica de Una e o Parque Estadual do Condurú, também estão localizados no município de Ilhéus, ainda que em pequena parte.

Nenhum comentário: