terça-feira, fevereiro 14, 2012

Pressões Ambientais do Município de Ilhéus

*** Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica - 2012

O terceiro mapa mostra um primeiro retrato das pressões ao meio ambiente no município de Ilhéus. Assim como os demais mapas, deve ser compreendido de forma dinâmica, necessitando de aprofundamento e atualização.

O mapa das pressões é o mapa dos processo sociais complexos que estão minando os recursos naturais do município, e todos precisam participar da eliminação delas, e seguirmos o bom caminho da conservação.

Assoreamento e poluição de nossos rios Santana, Almada e Cachoeira, desmatamento e avanço irracional de pastagens no Distrito de Inema e Banco Central, invasão de manguezais e APP´s (Áreas de Preservação Permanente) em todo o perímetro urbano da sede do município, pesca predatória, dentre outras.

O plano sinaliza que precisamos tirar do  papel, e adequar nossas preocupações ao Código Ambiental Municipal, e construirmos uma legislação ambiental municipal que contemple essas pressões, orinetando ações efetivas de proteção dos recursos naturais e da agrofloresta sustentável, da biodiversidade, dos recursos hídricos, marinhos e pesqueiros, do combate a poluição e da prevenção de todas formas de degradação ambiental no municípío.

Para corrigir essas pressões, só prestando atenção no exercício da cidadania, no interesse público, no zelo pelo bem coletivo e na reza do bem comum. É dever,  princípio constitucional, ético e moral, horizonte didático, desafio contemporãneo, obrigação individual e esperança para a Mata atlântica ... 

Nenhum comentário: