quinta-feira, abril 12, 2012

REGISTRO DE DESOVA DE TARTARUGA-CABEÇUDA EM ILHÉUS

A flagrante fotográfico de uma tartaruga-cabeçuda (Caretta- caretta), durante a desova em uma praia ilheense ainda bem conservada, em frente ao Makena Resort, próximo a Vila da Ponta da Tulha, na rodovia Ilhéus-Itacaré.

O clique foi de um hóspede do hotel, no dia 10 de abril, em torno de 18 horas, e foi divulgado no facebook. A foto representa o ritual de perpetuação de novas gerações desse antiquíssimo quelônio, que existe há cerca de 40 milhões de anos.  Uma espécie onívora, e a mais comum no litoral brasileiro, a Cebeçuda é a tartaruga que mais procura as nossas praias.

Sofre ameaça constante por conta de acidentes com redes de pesca, mas a principal ameaça é a erosão e a inundação pela maré, que destrói os ninhos depositados na praia, além da ocupação irregular do litoral, que estreita a faixa da areia e torna os ninhos mais vulneráveis à maré, e a iluminação artificial, que ameaça os filhotes, já que sua movimentação é guiada pelo reflexo da lua sobre as águas.

Essa aí, deve ser ilheense de batismo, já que costumam procurar a mesma praia onde nasceram para realizar a postura de seus ovos. Também, deve ter nascido na década de 80, uns 20 a 30 anos atrás, e esperamos que esses ovos vinguem, e os que filhotes vençam seus desafios. E quando estiverem prontos para realizarem a viagem de volta a Ilhéus para reproduzir, 
daqui a 20 ou 30 anos, encontre a praia do Makena esperando com as boas condições de conservação de outrora.

É bom ressaltar que o Makenna Resort, segundo o post no facebook, preservou a vegetação natural das dunas, e a distância das edificações para o mar é o dobro do que prevista pela lei. A nota afirma ainda, que o hotel não vai instalar nenhuma iluminação que ponha em risco a vida destes animais, e que os hóspedes, mesmo encantados com a observação, mantiveram a distância necessária para não atrapalhar o desovo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Paulo Emilio

Temos noticias de vários pescadores que cada dia é mais comum encontrar tartarugas desovando entre Ponta da Tulha e Juerana e relatos também que estão retirando os ovos dos ninhos.

Anônimo disse...

Marcelo Tavares

Na praia de Pratigi,sempre que passo por lá tem tartarugas mortas,a quem apelar?