quarta-feira, setembro 26, 2012

Domingo no Paraíso Ameaçado


"Eu sou nascido aqui, nessas praias de coqueirais, de areias brancas, onde a vista não tem fim jamais" (São Jorge dos Ilhéus - Saul Barbosa e Holando Sant´Helena). As prais do litoral norte de Iléus são o meu símbolo antigo da grandeza da natureza desse município.

"Preciso de você, assim como eu preciso de respirar, a marezia, o cheiro doce que vem lá do mar".(São Jorge dos Ilhéus - Saul Barbosa e Holando Sant´Helena).Cobiçada pelo Plano de Aceleração do Crescimento - PAC para tornar-se alvo de um porto exportador de commodities agrícolas e minerais.

Seguimos em busca de um lugarzinho para brincar no magnífico paraíso. Conversamos sobre a vida. sobre Nós, gente, pai, mãe e filha, natureza.

Na praia do Pé de Serra, uma tartaruga morta, nesse 23/09/2012, às 12 horas. Já estava cercada de Urubus, em avanço estado de decomposição. Sabemos que existem problemas com barcos de pesca, redes, etc, mas desta aí, não sabemos. Devem ser tão antigas quanto essas praias que ainda estão conservadaspara nós,mas nem tanto para elas. 




Heis que estamos na praia mais bela. Na verdade, um monte delas, uma após a outra, recortando o mar com um nome diferente que opovo dá. Um riachinho e uma barrinha de água doce. São 30 km super bem conservados nesse litoral norte de Ilhéus.

Na foto acima, a praia de Luzimares - KM 25 - belísima e excelente para banho. 

Encontramos o paraíso, agua doce e água salgada em um só lugar. Nos deliciamos no perfeito clima, água macia, de várias temeraturas - quentinha ou friinha. Consagração da vida - da energia do amor de Deus.


Os riachinhos são típicos daqui. Podemos dizer que existe uma barrinha dessa a cada 5 quilômetros, em média. Um presente que precisa ser conservado, senão vai desaparecer. SOS Riachos do Litoral Norte. Barrinhas de águas medicinais que desguam no mar.

Riachos que nascem já perto da praia, e se não tiverem uma vegetação de proteção, serão facilmente assoreados. Desmatamento, aterros, loteamentos irregulares, e as alterações da linha de costa do projeto de construção do Porto Sul são ameaças reais às barrinhas do litoral norte de Ilhéus, e segundo o último relatório técnico do IBAMA, uma dessas barrinhas está dentro da área do projeto.

Nenhum comentário: