sábado, março 09, 2013

Experimentações Artísticas na Amazônia


LAB VERDE: Experimentações Artísticas na Amazônia é um projeto de reflexão sobre as relações entre arte contemporânea e meio ambiente. A primeira edição do programa irá selecionar cinco artistas para a realização de intervenções na Reserva Florestal Adolpho Ducke, na cidade de Manaus.
Pensado como um projeto multidisciplinar, o LAB VERDE irá promover uma série de conteúdos inéditos nas artes, incentivando o desenvolvimento da Land Art no Brasil e as reflexões estéticas provenientes dessa prática.
Os artistas selecionados serão orientados por uma equipe de especialistas nas áreas de Biologia, Artes Visuais e Arquitetura e passarão por um período de imersão na floresta, possibilitando a investigação da Amazônia enquanto lugar, conteúdo e meio.


Reserva Florestal Adolpho Ducke
Localizada a 25 km de Manaus, a Reserva Florestal Adolpho Ducke é coberta por uma típica floresta tropical da Amazônia, abriga 100 km2 de mata preservada e é a maior reserva florestal urbana do mundo. Criada em 1963 com o objetivo de preservar a floresta amazônica para o futuro, é administrada pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), responsável por cuidar da área de conservação e preservar sua biodiversidade. Conheça mais sobre o Inpa em http://www.inpa.gov.br.
Atualmente, a Reserva é uma das principais áreas de estudos do Inpa: cerca de noventa profissionais e estudantes desenvolvem pesquisas de pós-graduação nas áreas de climatologia, zoologia, botânica, ecologia e gestão de zonas protegidas, entre outras. No entanto, pela primeira vez a Reserva será explorada com finalidade artística. O LAB VERDE possibilitará o diálogo entre distintas disciplinas, por meio de uma programação intensa de visitas orientadas à Reserva.
A zona da Reserva mais próxima à cidade foi transformada em jardim botânico de acesso público. O Jardim Botânico de Manaus tem como finalidade ancorar projetos de educação ambiental e conter a pressão antrópica sobre a Reserva, além de proteger toda a biodiversidade da área. As obras produzidas pelo projeto LAB VERDE estarão nessa parte da reserva. Conheça mais sobre o Jardim Botânico em http://jardimbotanicodemanaus.org/doku.php
Clima e solo
O clima da região tem temperatura média de 26ºC (máxima: 35 a 39ºC; mínima: 19 a 21ºC) e precipitação anual de 1800 a 2800 mm (dezembro a maio: estação chuvosa; junho a novembro: estação seca). A umidade relativa do ar varia de 77 a 88%, com média anual de 84%. O solo é do tipo argiloso-arenoso. Nos platôs, os solos são argilosos (latossolo amarelo-álico), sedimentos mais antigos. Nas partes mais baixas, são arenosos (podzóis e areias quartzosas).
Vegetação
A vegetação da Reserva é a floresta de terra firme. O termo “terra firme” se aplica a todas as florestas inundadas pela cheia dos rios, diferenciadas assim das florestas de várzea e de igapó. Numa escala mais detalhada, diferentes habitats podem ser reconhecidos dentro do que se chama terra firme. Na Reserva há quatro tipos de floresta de terra firme, além de vegetação secundária das bordas e arredores.
Estrutura física
Uma pequena parte da Reserva abriga uma estrutura física para atender aos pesquisadores, como administração, auditório, laboratório, cantina e alojamento básico para hospedagem. Parte dessa área será destinada ao LAB VERDE para hospedagem dos artistas. Conheça mais sobre a Reserva Florestal Adolpho Ducke em http://peld.inpa.gov.br/sitios/ducke

Nenhum comentário: