terça-feira, abril 02, 2013

Arquivos da Ditadura Militar



Dessa vez é pra valer. O arquivo Público do Estado de São Paulo publicou, a partir deste primeiro de abril quase um milhão de imagens de fichas, prontuários e dossiês relacionados a ditadura militar em site público. 

Achei o site, hoje, um tanto lento, mas com certeza é por conta da sede de verdade que têm os brasileiros diante do mar esse episódio vergonhoso da história do Brasil.

De acordo com documentos da época, Presidentes da República, artistas, atletas e religiosos continuaram sob monitoramento no Brasil mesmo após o fim oficial da ditadura militar (1964-1985)- Veja Aqui. "Serra tinha “larga folha de serviço no campo da subversão estudantil” e Dilma era um dos “cérebros dos esquemas revolucionários postos em prática pela esquerda radical”.

Em primeiro de abril, dia em que o Golpe Militar de 1964 completa 49 anos, o Arquivo Público do Estado de São Paulo em parceria com o projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça publicou oficialmente na internet uma importante parcela do seu acervo. 

Agora, qualquer pessoa pode acessar, entre outros documentos, mais de 274.105 fichas digitalizadas, além de 12.874 prontuários, produzidos pela Delegacia Estadual de Ordem Política e Social, DEOPS-SP (1923-1983); pelo Departamento de Comunicação Social (1983-1999); e pelo DOPS de Santos. Todo esse acerco, que levou dois anos para ser digitalizado e que consumiu mais de R$ 400 mil pode ser acessado no site “Memória Política e Resistência” (clique aqui).

Outros sites com Arquivos da Ditadura:




Nenhum comentário: