quarta-feira, junho 12, 2013

Cresce em 29% o desmatamento da Mata Atlântica

O Macaco-prego-do-peito-amarelo: Condenado.
A conservação da Mata Atlântica é uma missão urgente de todos os brasileiros, e a gente repete essa mensagem quantas vezes for necessário. Essa floresta que atrai a atenção do mundo pela sua riqueza de bichos e plantas desde sempre, mas que não suporta mais o desmatamento e a sobre-exploração de seus recursos. Tem um reino de espécies aí, ameaçados de extinção nas próximas décadas, e essa previsão precisa mudar com a sua participação na construção de nossa Arca contra o dilúvio da má gestão socioambiental.

Bancos de Corais de Ilhéus também são Mata Atlântica
Reduzida e maltratada, a Mata Atlântica vive ainda uma tendência degradação, tornando-se cada vez mais inviável para manter a sua riqueza natural, caso o Brasil não adote de forma séria e definitiva, um modelo de planejamento do uso e ocupação do solo racional, e que permita a sua recuperação. Os estados do sudeste já buscam recuperar a floresta, mas o destino dos remanescentes do sul da Bahia nas próximas décadas ainda é incerto.
Ilhéus é símbolo de um futuro com Mata Atlântica.
A Mata Atlântica é a mãe velha que protege o homem e as condições ambientais na costa atlântica do Brasil, onde vivem quase 2/3 dos brasileiros. Todos dependem dos seus serviços ambientais ligados à fertilidade e estabilidade e à prevenção de inundações, ao fornecimento de água doce, à melhoria do clima e muitos outros serviços diretos, além de muitos outros indiretos, intangíveis, relacionados a cultura, ao lazer e bem estar, à estética e a beleza, à educação, conhecimento, informação, etc.
Ainda existem aqueles que, sem compreenderem a importância da conservação pensam que existe antagonismo entre a proteção da natureza e do próprio homem. Quanto a isso quero relembrar minha passagem pelo curso de Manejo de Áreas Naturais Protegidas na Universidade Livre do Meio Ambiente de Curitiba, onde pude discutir esse assunto com o grande mestre Miguel Milano.

Espécies raríssimas vão ser extintas.
Convencido de outros aspectos importantíssimos do planejamento do território  (o território do Milton Santos), e sobretudo influenciado por novos conceitos de conservação, emanados da tese de Antônio Carlos Diegues com a sua tese "O Mito da Natureza Intocada",  que mostrava que o nosso sistema de unidades de conservação seguia o modelo americano de ilhas, e isso não era adequado para os trópicos, onde precisaríamos valorizar os corredores, o manejo e a etnoconservação. Insisti todo o curso nesse outro viés da conservação, e a uma certa altura, em tom irritado, Milano exclamou: "Paulo! Você ainda não entendeu. O objetivo final da conservação da natureza é o homem". Concordo e compreendo professor: "A vida é uma só, e toa junta, e toda unida, e toda por ela só". 

Parque Estadual do Conduru no Sul da Bahia abriga biodiversidade ainda desconhecida.


  


Desmatamento cresce 29% na mata atlântica

Desmatamento na Mata Atlântica é o maior desde 2008

Com só 8,5% da área original, bioma perdeu mais 235 km² entre 2011 e 2012


ONG diz que aumentou o desmatamento na Mata Atlântica


Nenhum comentário: