sexta-feira, novembro 13, 2015

Bataclan de Ilhéus foi uma homenagem a Paris

Nome vem de uma opereta do cantor alemão Jacques Offenbach
Na noite de 13 de novembro de 2015 a casa de espetáculos Bataclan francesa foi palco de um atentado terrorista quando decorria um concerto da banda norte-americana Eagles of Death Metal. O ato foi executado por quatro terroristas, dos quais três se suicidaram com explosivos e um foi morto pela polícia. O ataque fez parte de uma série de ataques simultâneos em Paris e às proximidades do Stade de France, local onde ocorria uma partida amistosa entre as seleções da França e Alemanha. Proprietários judeus e festas pró-Israel podem ter motivado a escolha do local.

O teatro de Paris que à partir de hoje passou a simbolizar o horror insuportável do maior atentado da história da França, a sala de espetáculo Bataclan, localizada no 11.º arrondissement, uma construção de 151 anos, erguida em 1864, tem em Ilhéus uma casa homônima, também muito antiga. O Bataclan daqui foi construído pelos cacauicultores, próximo ao antigo cais do porto e a grande feira da Dois de Julho, e representa a riqueza do cacau entre 1826 e 1938. 

Foi imortalizado na obra de Jorge Amado, e representa mais uma aliança simbólica entre os ilheenses e os franceses, além do chocolate.O Bataclan de Ilhéus, essa terra que é também feita de imigrantes Sírios e Libaneses, que há muito tempo fogem da guerra, tem sido conservado. É um Patrimônio histórico Cultural da cidade, e está  em funcionamento com um museu, restaurante e espetáculos teatrais e musicais.

O nome vem da música francesa do romantismo de 1855, uma das primeiras operetas do cantor francês nascido na Alemanha, Jacques Offenbach. Faz parte das operas da "chinoserie". Você pode ouvir aqui com a soprano Monique borrelli na Opéra au village Pourrinères, em 2007, ou, leia mais.

Bataclan de Ilhéus homenageou Paris.
Bataclan de Paris, em 2008.
Bataclan de  Paris, em 1900.

Nenhum comentário: