segunda-feira, dezembro 21, 2015

O Morro da Pedra de Santa Rita, depois do Incêndio.

Era uma das matas mais íntegras, aquela que veste a Pedra de Santa Rita, a única serra entre o mar e o rio Almada na estrada Ilhéus-Serra Grande. Os que trafegam a estrada curtem sua visualização, como um dos melhores momentos paisagísticos do trajeto para observar um remanescente conservado da Mata Atlântica.

A pequena serra, símbolo de várias lendas, o povo chama de Pedra de Santa Rita. Lá existem duas cavernas, diversas nascentes e um grande poço de água potável. A floresta mostrava integridade, com várias árvores centenárias e o sub-bosque conservado. 

Essa paz acabou de repente com vários focos de incêndios que subiram morro, devastando ao final, 50% das árvores e 70% do sub-bosque da face leste da escarpa, atingindo uma parte da face oeste. O que perdemos não sabemos, á que não deve haver um levantamento florístico detalhado, anterior ao incêndio. Agora vamos acompanhar sua regeneração.

O incêndio só foi contido com a decisão firme do proprietário da fazenda, a atuação do Corpo de Bombeiros e uma legião de voluntários que participaram do combate aos focos, senão teria sido ainda pior. Apesar de contido, os riscos continuam, pois ainda hoje, mais de dez dias depois, os incêndios florestais continuam destruindo a Mata Atlântica da Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada e do Rio Almada.


Fundo do morro,  do lado sul, escarpa e topo totalmente queimados. 

No lado leste do morro, 50% das árvores e 70% do sub-bosque foram queimados.








Nenhum comentário: